O Carrefour Brasil deu recentemente a largada para uma oferta inicial de ações (IPO) no Brasil. O valor da oferta pode chegar a R$ 5,6 bilhões, naquele que pode ser o maior IPO desde abril de 2013.

Neste ano de 2016, tivemos o IPO da Azul, negociada pelo ticker AZUL4 as ações acumulam alta de apenas 6% desde então, com fraco desempenho.

Já em 2015, tivemos o IPO da Wiz Soluções (antiga PAR Corretora), negociada pelo código WIZS3, que acumulam alta de superior a 40% neste ano!

E o Carrefour Brasil (CFRB3)? Será que vale a pena investir nessa ação?

Nós, do Investidor Inteligente Blue Chip, de forma pioneira, fizemos um relatório gratuito para você ficar por dentro de tudo.

Quando falamos em uma empresa que irá fazer o IPO (lançamento de ações em Bolsa), precisamos tomar alguns cuidados. Afinal, em muitos casos, os bancos e assessores envolvidos na oferta tentam “vender a tese de investimento” na companhia a qualquer custo.

As novatas geralmente possuem um curto histórico de resultados financeiros para avaliação. Por esse motivo, é crucial atentar para os seguintes pontos:

eBook gratuito recomendado: Finanças Pessoais para Mulheres

O IPO será essencialmente primário (emissão de novas ações), ou terá uma grande parte secundária (sócios vendendo o negócio)?

A saída de algum grande investidor na oferta pode minar a confiança do mercado na empresa e indicar que aquele não é o melhor momento para o pequeno investidor entrar comprando ações da novata em Bolsa.

Qual será a finalidade da oferta, isto é, para o que a empresa irá utilizar os recursos?

Se a empresa está em forte crescimento e com uma situação financeira confortável, o mercado de ações pode ser uma forma de obter recursos extras para expandir suas atividades. Porém, se a situação financeira da empresa é, por exemplo, de alto endividamento, é preciso cuidado. Assim, é essencial que você faça a lição de casa: estude os resultados financeiros da companhia e suas perspectivas de crescimento e rentabilidade, como fizemos neste relatório gratuito com o Carrefour (CRFB3).

Ferramenta recomendada: Super planilha para seu controle financeiro

Qual será o valuation (valor justo) das ações na sua oferta inicial (IPO)?

Quando acontece uma oferta inicial de ações, os bancos de investimento coordenadores da oferta montam um livro de ofertas (bookbuilding). Com base na oferta e demanda, eles definirão um preço para venda das ações, inicialmente. Assim, além de analisar a qualidade do negócio da ação, é preciso também avaliar se o preço ao qual estarão emitindo e/ou vendendo novas ações é caro ou barato. Quanto mais barato você comprar, melhor suas chances de ter lucro investindo naquela ação. Muitas vezes, o mercado pode estar muito animado e a oferta sair no preço máximo da faixa de preços proposta, o que pode não ser muito atrativo ao pequeno investidor.

Veja o relatório cortesia de análise do IPO do Carrefour Brasil (CRFB3) feito pela equipe do Investidor Inteligente Blue Chip e fique por dentro dessa oferta!

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários