Home Economia e Política Irã envia centenas de mísseis balísticos para a Rússia e “haverá mais”

Irã envia centenas de mísseis balísticos para a Rússia e “haverá mais”

"Haverá mais envios", afirmou uma autoridade iraniana. "Não há por que esconder. Nós podemos exportar armas para qualquer país."

por Reuters
0 comentário
Mísseis balísticos iranianos são expostos em Teerã

O Irã forneceu inúmeros poderosos mísseis balísticos superfície-superfície à Rússia, disseram seis fontes à Reuters, aprofundando a cooperação militar entre os dois países sancionados pelos EUA.

O Ministério da Defesa do Irã e a Guarda Revolucionária — uma força de elite que supervisiona o programa de mísseis balísticos do Irã — se recusaram a comentar. O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu ao pedido por comentários em um primeiro momento.

Os envios começaram no início de janeiro, após um acordo firmado em reuniões no fim do ano passado entre autoridades militares e de segurança de Irã e Rússia que foram realizadas em Teerã e Moscou, afirmou uma das fontes iranianas.

Uma autoridade militar iraniana — que, como as outras fontes, pediu para não ser identificada devido à sensibilidade da informação — disse que houve pelo menos quatro envios de mísseis e haveria mais nas próximas semanas. Ele se recusou a dar mais detalhes.

“Haverá mais envios”, afirmou a segunda autoridade iraniana. “Não há por que esconder. Nós podemos exportar armas para qualquer país que quisermos.”

Restrições do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a exportações de alguns mísseis drones e outras tecnologias do Irã expiraram em outubro. No entanto, Estados Unidos e União Europeia mantiveram sanções ao programa de mísseis balísticos do Irã, em meio a preocupações com a exportação de armas para seus grupos aliados no Oriente Médio e para a Rússia.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.