Home Economia e PolĂ­tica Israel planeja ampliar ofensiva em Rafah, diz ministro aos EUA

Israel planeja ampliar ofensiva em Rafah, diz ministro aos EUA

Israel diz que suas forças em Rafah descobriram dezenas de tĂșneis do Sinai, um possĂ­vel constrangimento para o Cairo

por Reuters
0 comentĂĄrio

Israel pretende ampliar sua operação militar em Rafah, disse o ministro da Defesa, Yoav Gallant, nesta segunda-feira, a um assessor sĂȘnior do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tem alertado contra uma ação de grande porte na cidade do sul de Gaza que pode causar vĂ­timas civis em massa.

Israel descreve Rafah, que fica ao lado da fronteira da Faixa de Gaza com o Sinai egĂ­pcio, como o Ășltimo reduto do Hamas, cujas capacidades de governo e de combate o paĂ­s vem tentando desmantelar durante a guerra de mais de sete meses.

ApĂłs semanas de divergĂȘncias pĂșblicas com Washington sobre o planejamento de Rafah, Israel, em 6 de maio, ordenou que os civis palestinos saĂ­ssem de partes da cidade e iniciou incursĂ”es de tropas e tanques.

“Estamos comprometidos em ampliar a operação terrestre em Rafah com o objetivo de desmantelar o Hamas e recuperar os refĂ©ns”, disse Gallant ao assessor de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, segundo comunicado do gabinete de Gallant.

Israel acredita que dezenas de reféns do ataque do Hamas na fronteira em 7 de outubro estão sendo mantidos em Rafah.

As potĂȘncias ocidentais e o Egito expressaram preocupação com o destino de centenas de milhares de palestinos deslocados que estĂŁo abrigados lĂĄ, apesar das garantias israelenses sobre as salvaguardas humanitĂĄrias.

A agĂȘncia da ONU para refugiados palestinos, UNRWA, disse na segunda-feira que estima que 810.000 pessoas fugiram de Rafah desde 6 de maio – potencialmente mais da metade da população da cidade em tempos de guerra.

NĂŁo houve comentĂĄrio imediato dos EUA sobre as conversas com Gallant.

A nota do gabinete de Gallant informa que ele “apresentou ao assessor (de segurança nacional) Sullivan as provisĂ”es que Israel implementou para retirar a população da ĂĄrea de Rafah e para estabelecer a resposta humanitĂĄria apropriada”.

Israel diz que suas forças em Rafah descobriram dezenas de tĂșneis do Sinai, um possĂ­vel constrangimento para o Cairo.

O serviço de informaçÔes do Estado egĂ­pcio jĂĄ havia descartado as especulaçÔes sobre o contrabando transfronteiriço para Gaza como “mentiras”.

O Dinheirama Ă© o melhor portal de conteĂșdo para vocĂȘ que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os nĂșmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteĂșdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que nĂŁo faz qualquer tipo de recomendação de investimento, nĂŁo se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com Ă© de propriedade do Grupo Primo.