O Ministério de Relações Exteriores afirmou neste sábado que cerca de 14 mil brasileiros moram em Israel e que 6 mil vivem na Palestina, a grande maioria, porém, fora da área atingida pelos ataques disparados pelo Hamas e pelo exército israelense.
“Não há, até o presente momento, registro de nacionais vítimas ou diretamente atingidos pelos ataques”, afirmou o Itamaraty em comunicado à imprensa.
O Hamas lançou no início deste sábado o maior ataque contra Israel em anos, disparando milhares de foguetes e usando militantes em terra contra regiões israelenses.
Cerca de 150 israelenses morreram e 1.100 foram feridos, segundo informações da mídia e do governo local. Enquanto isso, cerca de 200 palestinos foram mortos e mais de 1.600 foram feridos, segundo autoridades de saúde de Gaza.
“O Escritório de Representação em Ramalá mantém contato com representantes dos cerca de trinta nacionais (brasileiros) que vivem na Faixa de Gaza. A Embaixada em Tel Aviv, por sua vez, monitora a situação dos cerca de sessenta brasileiros estimados em Ascalão (cidade ao norte de Gaza) e outras localidades na zona de conflito”, afirmou o Itamaraty.