Home Economia Japão lança com sucesso espaçonave de exploração lunar

Japão lança com sucesso espaçonave de exploração lunar

O lançamento ocorre duas semanas depois de a Índia se tornar a quarta nação a aterrissar uma espaçonave com sucesso na Lua

por Reuters
3 min leitura
O Japão pretende pousar a espaçonave dentro de um raio de 100 metros de seu alvo na superfície lunar (Imagem: Reprodução/Kyodo/via REUTERS)

O Japão lançou nesta quinta-feira uma espaçonave de exploração lunar acoplada a um foguete japonês com o intuito de se tornar, no início do próximo ano, o quinto país a aterrissar na Lua.

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa, na sigla em inglês) afirmou que o foguete H-IIA decolou como planejado a partir do centro espacial Tanegashima, no sul do país. Depois, ele soltou com sucesso a nave de exploração lunar “Smart Lander for Investigating Moon” (Slim).

O Japão pretende pousar a espaçonave dentro de um raio de 100 metros de seu alvo na superfície lunar. A missão custou 100 milhões de dólares e espera-se que o pouso ocorra em fevereiro do ano que vem, após uma longa trajetória de aproximação.

“O grande objetivo da Slim é provar a aterrissagem de grande precisão… para atingirmos o status de ‘pouso onde quisermos’ na superfície lunar, em vez de ‘pouso onde pudermos’”, afirmou o presidente da agência espacial, Hiroshi Yamakawa.

O lançamento ocorre duas semanas depois de a Índia se tornar a quarta nação a aterrissar uma espaçonave com sucesso na Lua. Duas outras tentativas japonesas falharam este ano.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, afirmou em uma rede social nesta quinta-feira, após o lançamento, que desenvolver foguetes nacionais é essencial para as atividades espaciais independentes da nação.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.