Home Agronegócio Japão retira embargo à carne de frango de Santa Catarina

Japão retira embargo à carne de frango de Santa Catarina

"Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um Estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura", destacou o governador Jorginho Mello.

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Pixabay)

O Japão retirou a suspensão sobre a importação de carne de frango catarinense por não considerar aplicável o embargo, informou nesta sexta-feira o governo de Santa Catarina, que tem no país asiático o principal destino desse produto.

A suspensão temporária estava em curso desde o dia 17 de julho, após detecção de casos de gripe aviária em granjas não comerciais, segundo nota do Estado.

“Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um Estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, destacou o governador Jorginho Mello.

Procurado, o Ministério da Agricultura não comentou o assunto imediatamente.

Em comunicado, o governo de Santa Catarina fez ainda uma ponderação, dizendo que a retirada do embargo não é imediata.

“Conforme suas normas sanitárias, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Porém, mesmo com um acordo bilateral entre o Brasil e aquele país, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.”

No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao Estado catarinense cerca de 310,8 milhões de dólares, o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos, segundo dados do governo estadual.

O Brasil é considerado livre de influenza aviária de alta patogenicidade pelos critérios da Organização Mundial de Saúde Animal, que considera granjas comerciais.

No entanto, o país confirmou casos em aves silvestres e domésticas, desencadeando proibições temporárias de importações regionalizadas do Japão, que incluíram um embargo já suspenso ao produto de Espírito Santo.

No último mês, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve em Santa Catarina a convite da Secretaria de Articulação Internacional (SAI) para participar de reuniões e atividades de aproximação com o Estado.

“O documento entregue ao embaixador naquela ocasião mostrou todo o trabalho feito por nossas equipes da Cidasc e da Secretaria de Agricultura com relação à gripe aviária”, comentou o secretário da Agricultura catarinense, Valdir Colatto.

O encontro com os japoneses serviu para “aproximar ainda mais o Japão de Santa Catarina, pois as autoridades japonesas puderam conferir e confirmar tanto a atuação preventiva quanto a atuação pronta, resolutiva e firme do Estado”, disse o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.