Home Agronegócio Japão suspende carne de frango de MS após gripe aviária

Japão suspende carne de frango de MS após gripe aviária

A comercialização de carne de frango para o Japão a partir dos demais Estados continua normalmente, acrescentou o ministério

por Reuters
0 comentário

O Japão suspendeu temporariamente as importações de ovos, aves vivas, carne de aves e seus subprodutos do Estado de Mato Grosso do Sul, após a confirmação de foco de gripe aviária em criação doméstica de subsistência no município de Bonito, informou o Ministério da Agricultura em nota na noite de terça-feira.

A comercialização de carne de frango para o Japão a partir dos demais Estados continua normalmente, acrescentou o ministério.

Esta não é a primeira vez que o Japão suspende importações de um Estado com registro de aviária em aves de subsistência. Em julho, embargou embarques de Santa Catarina, que foram retomados em meados de agosto. Antes, japoneses haviam embargado o Estado do Espírito Santo.

A medida do Japão vem apesar de o Brasil ser considerado livre de influenza aviária de alta patogenicidade pelos critérios da Organização Mundial de Saúde Animal, que considera que o problema impacta o status sanitário de um país apenas quando acontece em granjas comerciais.

Enquanto o embargo for mantido, o Mato Grosso do Sul deve sofrer algum efeito negativo, já que exportou ao país asiático cerca de 17% do total exportado de carne de frango in natura em 2022, segundo dados do governo brasileiro.

O Brasil é líder nas exportações de frango, respondendo por 35% do mercado global, segundo o ministério.

A nota do governo brasileiro disse ainda que medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região.

Não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco, acrescentou o ministério.

“Até o momento, não há nenhum foco confirmado da doença em produção comercial. Desta forma, o país segue com status livre de influenza aviária…”, disse.

O total de focos confirmados de gripe aviária no Brasil já supera uma centena, mas a maioria absoluta é em aves silvestres, enquanto uma minoria em aves domésticas.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.