Finclass Vitalício Black Topo Desktop F0239-Captacao-Banner-Dinheirama-Venda-970x90 1
Home Economia Japão vê “sérias preocupações” com porta-aviões chinês

Japão vê “sérias preocupações” com porta-aviões chinês

O porta-aviões chinês Liaoning, acompanhado por dois contratorpedeiros, navegou entre a ilha mais ocidental do Japão

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Porta Aviões

Um porta-aviões chinês entrou em uma área perto da costa do Japão pela primeira vez nesta quarta-feira, 18, levando Tóquio a transmitir suas “sérias preocupações” a Pequim sobre as ações militares cada vez mais assertivas da China em torno do Japão, disseram autoridades.

Finclass quadrado Vitalício F0239-Captacao-Banner-Dinheirama-Venda-300x250 1

O porta-aviões chinês Liaoning, acompanhado por dois contratorpedeiros, navegou entre a ilha mais ocidental do Japão, Yonaguni, e a vizinha Iriomote, entrando na chamada “zona contígua” do país, disse o Ministério da Defesa japonês.

<<< Da Periferia ao BILHÃO… a história de Flávio Augusto >>>

O trânsito do Liaoning foi parte de um movimento da frota na terça e quarta-feira, durante o qual navios de guerra chineses também passaram pela costa oeste das ilhotas disputadas controladas pelos japoneses que ele chama de Senkakus, disse o ministério.

A China reivindica as mesmas ilhotas, chamando-as de Diaoyus.

O vice-secretário-chefe do gabinete do Japão, Hiroshi Moriya, disse a repórteres que “o último incidente é absolutamente inaceitável da perspectiva da segurança nacional e regional”.

Finclass quadrado Vitalício F0239-Captacao-Banner-Dinheirama-Venda-300x250 1

No mês passado, o Japão disse que um avião de reconhecimento chinês Y-9 violou o espaço aéreo japonês. Dias depois, um navio de pesquisa chinês violou as águas territoriais japonesas perto de Kagoshima, no sul.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Moriya disse que o governo japonês expressou “nossas sérias preocupações” à China por meio de canais diplomáticos hoje.

Em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, defendeu a atividade dos navios de guerra de seu país, dizendo que “está em conformidade com as leis nacionais e internacionais da China”.

(Com Estadão Dinheirama)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.