A J&F Investimentos, holding da família Batista controladora da gigante do setor de alimentos JBS (JBSS3), investirá mais de 1 bilhão de dólares nos ativos de mineração comprados da Vale (VALE3) no ano passado, informou a companhia.
O investimento, em minas de minério de ferro e manganês no Mato Grosso do Sul, foi reportado inicialmente pela Bloomberg.
Desde que assumiu as minas, a J&F já conseguiu duplicar a produção de 2021 para 4 milhões de toneladas de minério, confirmou a assessoria da J&F.
Os investimentos deverão ajudar o grupo a elevar a produção para 10 milhões de toneladas até o final do próximo ano e melhorar a logística.
O investimento destinado à mineração faz parte de um plano mais amplo de aportes de 38,5 bilhões de reais até 2026 pela J&F, que atua também nas áreas de celulose, com a Eldorado, energia, com a Âmbar, e financeira, com o Banco Original, entre outros segmentos.
A J&F Mineração planeja construir 50 quilômetros de ferrovias para conectar as minas ao porto, rota atualmente feita por caminhões, além de adquirir barcaças para operação nos rios Paraguai e Paraná.
No mês passado, a companhia inaugurou um centro de distribuição em Sete Lagoas (MG), para melhorar o atendimento dos clientes no mercado interno.
A localização do centro de distribuição, com capacidade para movimentar 2 milhões de toneladas de minério por ano, permite aproximar o minério extraído em Corumbá (MS) dos clientes de Minas Gerais, disse a empresa.