Home Economia e Política Jordânia convoca embaixador em Israel após bombardeio em Gaza

Jordânia convoca embaixador em Israel após bombardeio em Gaza

O embaixador de Israel na Jordânia, que partiu há duas semanas em meio a protestos, só poderá retornar nas mesmas condições, disse o ministro.

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Alaa Al Sukhni)

A Jordânia anunciou nesta quarta-feira que chamou de volta seu embaixador em Israel e disse ao embaixador israelense para se afastar, em protesto contra o bombardeio israelense em Gaza, afirmando ainda que os ataques mataram inocentes e causaram uma catástrofe humanitária.

O embaixador jordaniano só regressaria a Tel Aviv se Israel suspendesse a guerra contra o enclave e pusesse fim à “crise humanitária que causou”, disse o ministro das Relações Exteriores, Ayman Safadi.

“Isto é para expressar a posição da Jordânia, que rejeita e condena a guerra israelense em Gaza, que mata inocentes e causa uma catástrofe humanitária sem precedentes”, disse Safadi em um comunicado divulgado pelos meios de comunicação estatais.

Safadi afirmou que a decisão também foi tomada porque Israel estava privando os palestinos de alimentos, água e medicamentos, depois de impor um cerco ao enclave após ataque devastador do Hamas no dia 7 de outubro.

O embaixador de Israel na Jordânia, que partiu há duas semanas em meio a protestos, só poderá retornar nas mesmas condições, disse o ministro.

Israel disse lamentar a decisão do governo jordaniano, acrescentando que estava concentrado em travar uma guerra contra o grupo militante Hamas após o ataque sangrento que matou centenas de israelenses.

A Jordânia está intensificando os esforços diplomáticos para pressionar Israel a pôr fim à guerra, que traz “riscos perigosos” de o conflito se espalhar pela região e ameaça a paz global, disse Safadi.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.