Home Meio Ambiente Como ser√° o clima no Brasil em julho: o frio vai chegar?

Como ser√° o clima no Brasil em julho: o frio vai chegar?

Em √°reas pontuais do norte das regi√Ķes Centro-Oeste e Sudeste, al√©m do interior do Nordeste, as temperaturas devem ser pr√≥ximas ou ligeiramente abaixo da m√©dia

por Inmet
3 min leitura

A previs√£o do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o m√™s de julho, indica chuva acima da m√©dia na faixa norte da Regi√£o Norte, √°reas pontuais do leste das regi√Ķes Nordeste, Sudeste e Sul (tons em azul no mapa da figura 1a).

J√° em grande parte das regi√Ķes Centro-Oeste e Sudeste, sul da Regi√£o Norte, interior da Regi√£o Nordeste e oeste da Regi√£o Sul, √© previsto chuva pr√≥xima e abaixo da m√©dia climatol√≥gica (tons em cinza e amarelo no mapa da figura 1a).

Ressalta-se que, a redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco, que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, além do aumento de doenças respiratórias.

Considerando o progn√≥stico clim√°tico do Inmet para julho de 2024 e seus poss√≠veis impactos nas principais culturas tem-se que, com a previs√£o de redu√ß√£o da chuva em grande parte do Brasil, esta poder√° reduzir os n√≠veis de umidade no solo, principalmente no Matopiba (√°rea que abrange os estados do Maranh√£o, Tocantins, Piau√≠ e Bahia) e regi√Ķes Centro-Oeste e Sudeste, al√©m do centro-norte do Paran√°.

Este cenário poderá ocasionar restrição hídrica para as lavouras de milho segunda safra em estágio reprodutivo e trigo em desenvolvimento.

Por outro lado, a falta de chuva no interior do Nordeste e Regi√£o Centro-Oeste, pode favorecer a matura√ß√£o e colheita do algod√£o, e da cana-de a√ß√ļcar e do caf√© na Regi√£o Sudeste.

A aten√ß√£o deve ser para a previs√£o de chuva acima da m√©dia em √°reas do leste da Regi√£o Sul, principalmente o nordeste do Rio Grande do Sul, que vem sendo atingido por fortes chuvas nos √ļltimos meses, e que ainda poder√£o dificultar a semeadura do trigo.

Temperatura

Quanto √†s temperaturas, a previs√£o indica que dever√£o ser acima da m√©dia na parte centro-norte do Pa√≠s, principalmente na divisa do sul do Par√° com Mato Grosso e Tocantins (tons em laranja no mapa da figura 1b), devido √† redu√ß√£o das chuvas, com possibilidade de ocorr√™ncia de alguns dias de calor em excesso em algumas localidades, onde as temperaturas m√©dias poder√£o ultrapassar os 26¬ļC.

Em √°reas pontuais do norte das regi√Ķes Centro-Oeste e Sudeste, al√©m do interior do Nordeste, as temperaturas devem ser pr√≥ximas ou ligeiramente abaixo da m√©dia (tons em cinza e azul no mapa da figura 1b), variando entre 20¬ļC e 22¬ļC.

J√° na Regi√£o Sul, s√£o previstos valores acima da m√©dia nos estados do Paran√° e Santa Catarina, enquanto que, em grande parte do Rio Grande do Sul, as temperaturas devem permanecer pr√≥ximas e ligeiramente abaixo da m√©dia (tons em cinza e azul no mapa da figura 1b).

J√° em √°reas de maior altitude das regi√Ķes sul e sudeste, s√£o previstas temperaturas pr√≥ximas ou inferiores a 14¬ļC.

Al√©m disto, n√£o se descartam a ocorr√™ncia de geadas em algumas localidades destas regi√Ķes, devido a entrada de massas de ar frio que podem provocar decl√≠nio de temperatura, muito comuns nesta √©poca do ano.

Figura 1: Previs√£o de anomalias de (a) precipita√ß√£o e (b) temperatura m√©dia do ar do modelo clim√°tico do INMET, para o m√™s de julho de 2024.

INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.