Usar o cheque especial não tem nada de “especial”. Como uma das linhas de crédito mais caras do mercado, o cheque especial não é complemento de renda e quem o aproveita tem bons motivos para parar de usa-lo imediatamente.
De acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta terça-feira (26), a taxa de juros do cheque especial para consumidores voltou a subir. A taxa média fechou fevereiro com a marca de 138,5% ao ano, anotando alta de 0,5 ponto percentual em relação a janeiro.
A taxa vinha da estabilidade, quando em janeiro o valor se igualou ao de dezembro do ano passado. No entanto, os números dos últimos meses ajudaram a quebrar um processo de queda iniciado em abril de 2012, quando saiu de 170,1%, em março, para 163,2% ao ano.
Quanto ao empréstimo pessoal, a notícia também não é das melhores. A taxa do crédito pessoal, desconsideradas operações consignadas em folha, subiu ao passar de 68,1% em janeiro para 69,8% ao ano em fevereiro. No caso do crédito consignado, houve alta de 0,2 ponto percentual, para 24,7% ao ano.
A única estabilidade no período ficou por conta da taxa de juros do crédito para compra de veículos, já que os 20,5% ao ano registrados em janeiro permaneceram no mês seguinte.
Planejamento financeiro é indispensável
As caras linhas de crédito do país exigem, mais do que nunca, um planejamento financeiro rigoroso, que evita todas as inúmeras formas de endividamento e promove o consumo consciente.
Quer acabar com as dívidas? A renegociação de dívidas é uma solução inteligente, pois muitas vezes o consumidor consegue trocar uma dívida cara por uma dívida mais barata. Sobretudo, a análise da situação e a negociação com instituições financeiras são importantes para encontrar respostas mais vantajosas a sua situação econômica.
O planejamento financeiro não só possibilita a eliminação de dívidas, como também fornece um caminho para encontrar riqueza e liberdade. Seja criando uma reserva de emergência ou ainda cortando gastos supérfluos e desnecessários, você obtém uma grande quantidade de informações ao dedicar tempo ao seu orçamento.
Cuidar bem do seu dinheiro continua sendo a melhor maneira de ficar rico.
Mantenha-se informado
O Dinheirama publica artigos que auxiliam você a criar um planejamento financeiro, segui-lo e encontrar um caminho que seja livre de cheque especial, compras a prazo, financiamentos, empréstimos e etc. Pensando na estrutura de todo nosso conteúdo, marcamos nossos textos com tags que facilitam a navegação pelos mais de 1.600 artigos publicados no site.
Comece sua leitura navegando por algumas de nossas tags:
Fonte: R7. Foto de freedigitalphotos.net.