Home Empresas Justiça de MG suspende ação contra ex-presidente da Vale em caso Brumadinho

Justiça de MG suspende ação contra ex-presidente da Vale em caso Brumadinho

O colapso da barragem da Vale em Brumadinho ocorreu em 2019

por Reuters
0 comentário
(Imagem: REUTERS/Washington Alves/Direitos Reservados)

A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região suspendeu nesta quarta-feira as ações penais contra o ex-presidente da Vale (VALE3), Fábio Schvartsman, no caso do rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da mineradora em Brumadinho (MG).

Segundo comunicado do TRF à imprensa, os desembargadores destacaram que o Ministério Público não apresentou indícios de autoria contra o réu.

As ações penais prosseguem, no entanto, para outros quinze acusados na Justiça Federal de primeiro grau, que respondem por crimes de homicídio qualificado e de crimes ambientais.

O voto do relator, que propôs o trancamento das ações penais exclusivamente em relação ao ex-presidente da Vale, foi unanimemente acatado pelos magistrados, de acordo com a nota.

“Este julgamento não discutiu se o réu é culpado ou inocente, mas analisou se a denúncia foi acompanhada de indícios mínimos de conduta criminosa”, afirmou.

(Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)
(Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

“Os desembargadores também foram unânimes em ressalvar que o Ministério Público poderá oferecer nova denúncia ao ex-presidente da Vale baseadas em novas provas, que até o momento não constam dos autos.”

O colapso da barragem da Vale em Brumadinho ocorreu em 2019, liberando uma onda gigante de rejeitos de mineração que deixou 270 mortos, ao atingir instalações da própria empresa, comunidades, rios e áreas de mata da região.

Procurada para comentar a decisão, a Vale disse não possuir participação no habeas corpus de Schvartsman. A defesa do executivo afirmou que “sempre confiou no reconhecimento de que Fábio Schvartsman foi diligente no cumprimento de seu dever à frente da companhia”.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.