Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Economia Kamala Harris esboça a visão dos EUA sobre Gaza pós-conflito na COP

Kamala Harris esboça a visão dos EUA sobre Gaza pós-conflito na COP

“A vice-presidente deixou claro que o Hamas não pode controlar Gaza, o que é insustentável para a segurança de Israel, o bem-estar do povo palestino e a segurança regional”, afirmou a Casa Branca

por Reuters
Kamala Harris

 A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, expôs neste sábado os amplos objetivos norte-americanos para quando o conflito Israel-Hamas terminar e enfatizou que o povo palestino em Gaza e na Cisjordânia deveria, em última análise, ser reunificado sob uma entidade governamental.

Flávio Augusto Quadrado 2

Harris fez uma série de aparições na cúpula climática COP28 em Dubai, depois de ser convidado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, a ocupar seu lugar à mesa enquanto se concentrava na guerra Israel-Hamas.

Nas conversações com o presidente Abdel Fattah Al-Sisi do Egito, Harris disse que “sob nenhuma circunstância os Estados Unidos permitirão a realocação forçada de palestinos de Gaza ou da Cisjordânia, o cerco de Gaza, ou o redesenho das fronteiras de Gaza”, disse a Casa Branca em comunicado.

Ela também disse que, uma vez terminada a guerra, os esforços de reconstrução deverão ser perseguidos “no contexto de um horizonte político claro para o povo palestino rumo a um Estado próprio liderado por uma Autoridade Palestina revitalizada e com um apoio significativo da comunidade internacional e do países da região”, disse o comunicado.

“A vice-presidente deixou claro que o Hamas não pode controlar Gaza, o que é insustentável para a segurança de Israel, o bem-estar do povo palestino e a segurança regional”, afirmou a Casa Branca.

A Autoridade Palestina, apoiada pelo Ocidente, governa partes da Cisjordânia ocupada. O Hamas tomou o controle de Gaza em 2007 do principal partido do presidente palestino, Mahmoud Abbas, Fatah, e tem governado o enclave desde então.

Flávio Augusto Quadrado 2

O papel de Harris na administração está sob crescente escrutínio à medida que Biden, 81 anos, concorre a um segundo mandato. Ela foi incumbida de ajudar a resolver uma série de desafios importantes, desde a migração ao aborto e ao direito de voto no país de origem. A forma como Gaza pós-conflito deve ser gerida de forma realista é uma questão que tem confundido os líderes regionais e os especialistas do Médio Oriente.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.