O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será mais fácil derrotar a vice-presidente, Kamala Harris, nas eleições de novembro do que seria derrotar o presidente democrata, Joe Biden, que desistiu da candidatura pelo seu partido.
Um repórter da CNN disse no X que Trump fez os comentários à emissora logo depois que Biden anunciou sua decisão.
Em um comentário feito em sua rede social, Trump disse que “o corrupto Joe Biden não era apto para concorrer à Presidência, e certamente não é apto para servir – E nunca foi! Ele só alcançou a posição de Presidente por meio de mentiras, Fake News e não saindo de seu Porão”, destacou.
“Sofreremos muito por causa de sua presidência, mas remediaremos o dano que ele causou muito rapidamente. FAÇA A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”, afirmou.
Biden planejava permanecer na corrida presidencial de 2024 até a noite de sábado, mas informou sua equipe sênior na tarde de domingo que estava se retirando da disputa, disse uma fonte familiarizada com o assunto.
Ontem à noite, a mensagem foi “prossiga com tudo, a toda velocidade”, disse a fonte à Reuters, falando sob condição de anonimato. “Por volta das 13h45 de hoje o presidente disse à sua equipe sênior que havia mudado de ideia.”
Quais são as chances de Kamala?
Harris, 59 anos, é duas décadas mais jovem do que Trump e é líder do partido no que se refere ao direito ao aborto, uma questão que repercute entre os eleitores mais jovens e a base progressista dos democratas. Os proponentes argumentam que ela daria energia a esses eleitores, consolidaria o apoio dos negros e traria habilidades de debate afiadas para levar adiante a disputa política contra o ex-presidente.
Em um hipotético confronto direto, Harris e Trump estavam empatados com 44% de apoio cada em uma pesquisa Reuters/Ipsos de 15 e 16 de julho, realizada imediatamente após o atentado contra Trump. Trump ficou à frente de Biden por 43% a 41% na mesma pesquisa, embora a diferença de 2 pontos percentuais estivesse dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais da pesquisa.
Os índices de aprovação de Harris, embora baixos, são um pouco mais altos do que os de Biden. De acordo com a empresa de pesquisas Five Thirty Eight, 38,6% dos americanos aprovam Harris, enquanto 50,4% desaprovam. Biden tem 38,5% de aprovação e 56,2% de desaprovação.