A Klabin (KLBN11) anunciou nesta terça-feira (29) a criação do “Projeto Plateau”, um novo investimento conjunto com uma organização de gestão de investimentos em ativos florestais, conhecida como Timber Investment Management Organization (TIMO), que é um grupo de gestão especializado na aquisição, gestão e venda de madeira ou terras florestais em nome de clientes institucionais.
O objetivo do projeto é fortalecer a atuação da Klabin no setor florestal, especialmente nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, onde ocorrerá a exploração de florestas plantadas e terras produtivas.
Segundo o comunicado, o “Projeto Plateau” será executado por meio de quatro Sociedades de Propósito Específico (SPEs), nas quais a Klabin terá o controle majoritário.
A TIMO investirá R$ 1,8 bilhão em caixa, com um primeiro aporte imediato e o valor restante previsto para o segundo trimestre de 2025. Além disso, a organização poderá realizar aportes adicionais, totalizando até R$ 0,9 bilhão, conforme os ajustes previstos nos acordos firmados. Parte do patrimônio das SPEs será composta por ativos florestais do Projeto Caetê, além de 23 mil hectares de florestas plantadas e 4 mil hectares de terras produtivas aportadas pela Klabin.
Esse projeto destaca-se pelo direito de preferência da Klabin na compra da madeira produzida pelas SPEs, um mecanismo que reforça o controle da companhia sobre a cadeia produtiva e otimiza o retorno sobre o capital investido. Segundo o comunicado, o Projeto Plateau foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração da Klabin, que vê na iniciativa uma forma de reforçar o compromisso da empresa com a disciplina na alocação de capital e a otimização de seus ativos.
A conclusão do projeto ainda depende de condições precedentes, incluindo a aprovação de autoridades regulatórias, mas a companhia vê na nova parceria um passo importante para sua expansão sustentável e crescimento.
“O Projeto Plateau reforça o compromisso da Klabin com a disciplina na alocação de capital, redução da alavancagem e otimização do retorno sobre o capital investido, criando valor para todos os seus stakeholders”, afirmou Marcos Paulo Conde Ivo, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Klabin.
Veja o comunicado da Klabin