A Kora Saúde (KRSA3) anunciou, nesta quarta-feira (20), a aprovação de sua segunda emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, no valor total de até R$ 2,25 bilhões. A operação faz parte de um plano estratégico para reperfilar a dívida da companhia, fortalecendo sua estrutura de capital e melhorando a liquidez.
A emissão, destinada exclusivamente a investidores profissionais, será dividida em duas séries, com até 2 milhões de debêntures na Primeira Série e até 250 mil na Segunda Série. Cada título terá valor nominal de R$ 1.000,00 e o vencimento está previsto para 30 de outubro de 2030. Será admitida a distribuição parcial das debêntures, com um limite mínimo de 1,94 milhão de títulos.
Finclass com 50% de desconto! Realize seu cadastro gratuito para ter acesso VIP à Black Friday
Para assegurar o cumprimento das obrigações, a Kora Saúde oferecerá garantias reais, incluindo a alienação fiduciária de ações e quotas de suas controladas, além de imóveis pertencentes ao grupo. Um mecanismo de cash sweep também será implementado, permitindo que recursos de vendas de ativos sejam direcionados à amortização extraordinária das debêntures, dependendo de indicadores financeiros da companhia.
Destinação dos recursos
Os valores captados com a Primeira Série serão utilizados para amortizar dívidas existentes, incluindo debêntures da primeira emissão da própria Kora Saúde e emissões de suas controladas, Hospital Anchieta e Hospital Meridional. Já os recursos da Segunda Série serão destinados à amortização de cédulas de crédito bancárias e ao reforço de caixa da companhia.
Essa estratégia busca concentrar o endividamento anterior em uma estrutura única e mais adequada ao atual cenário financeiro da empresa, reduzindo custos e alinhando os termos das obrigações financeiras.