Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Kremlin diz que EUA não podem construir “nova ordem mundial” de que Biden falou

Kremlin diz que EUA não podem construir “nova ordem mundial” de que Biden falou

Em uma ligação com repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os EUA estavam falando sobre uma ordem mundial "centrada nos americanos" que não existiria no futuro

por Reuters
3 min leitura
Dmitry Peskov

O Kremlin disse nesta segunda-feira que concorda com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a necessidade de construir uma “nova ordem mundial”, mas que discorda que os EUA sejam capazes de construí-la.

Finclass Vitalício Quadrado

Em uma ligação com repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os EUA estavam falando sobre uma ordem mundial “centrada nos americanos” que não existiria no futuro.

A troca foi emblemática de uma disputa, que tem como pano de fundo as guerras da Ucrânia e de Gaza, em que a Rússia está tentando persuadir os países em desenvolvimento a se juntarem a ela na construção de um novo mundo livre da “hegemonia” dos EUA.

Em um discurso na sexta-feira, Biden disse que a ordem que funcionou bem por 50 anos após a Segunda Guerra Mundial tinha “meio que perdido o fôlego” e uma nova ordem é necessária. Ele declarou que os norte-americanos têm “uma oportunidade de fazer coisas, se formos ousados o suficiente e tivermos confiança suficiente em nós mesmos, para unir o mundo de uma forma que nunca foi”.

Peskov disse que Moscou estava em raro acordo com Biden sobre a necessidade de uma nova ordem que, em suas palavras, seria “livre da concentração de todos os mecanismos de governança mundial nas mãos de um único Estado”.

Mas ele disse que a Rússia discorda de Biden sobre a capacidade dos Estados Unidos de construir tal sistema.

Finclass Vitalício Quadrado

“Nessa parte, discordamos porque os Estados Unidos… não importa de que ordem mundial eles falem, eles se referem a uma ordem mundial centrada nos americanos, ou seja, um mundo que gira em torno dos Estados Unidos. Isso não será mais assim.”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.