Home Economia e Política Kremlin diz que Rússia e Otan estão agora em “confronto direto”

Kremlin diz que Rússia e Otan estão agora em “confronto direto”

A Otan afirma que está ajudando a Ucrânia a lutar por sua sobrevivência diante da agressão russa e forneceu a Kiev armas avançadas, treinamento e inteligência

por Reuters
0 comentário
Dmitry Peskov,

Rússia e Otan estão agora em “confronto direto”, disse o Kremlin quando a aliança liderada pelos Estados Unidos comemora seu 75º aniversário nesta quinta-feira.

As sucessivas ondas de expansão da Otan para o leste são uma fixação do presidente Vladimir Putin, que entrou em guerra na Ucrânia há dois anos com o objetivo declarado de impedir que a aliança se aproximasse das fronteiras da Rússia. Em vez disso, a guerra galvanizou a Otan, que se expandiu novamente com as entradas de Finlândia e Suécia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres: “Na verdade, as relações agora passaram para o nível de confronto direto”.

A Otan “já estava envolvida no conflito em torno da Ucrânia (e) continua a avançar em direção às nossas fronteiras e a expandir sua infraestrutura militar em direção às nossas fronteiras”, afirmou ele.

Putin tem dito repetidamente que a Rússia foi enganada pelo Ocidente após a Guerra Fria, já que a aliança de Moscou com o Pacto de Varsóvia foi dissolvida, mas a Otan avançou para o leste, incorporando antigos membros do pacto e três Estados bálticos que faziam parte da União Soviética.

O Ocidente rejeita essa versão, dizendo que a Otan é uma aliança defensiva e que a adesão a ela foi uma escolha democrática de países que se livraram de décadas de regime comunista.

A Otan afirma que está ajudando a Ucrânia a lutar por sua sobrevivência diante da agressão russa e forneceu a Kiev armas avançadas, treinamento e inteligência.

A Rússia diz que isso torna a Otan de fato uma parte do conflito. Putin disse em fevereiro que um conflito direto entre a Rússia e a Otan significaria que o planeta estaria a um passo da Terceira Guerra Mundial.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.