Finclass Vitalício Topo Desktop
Home EconomiaAgronegócio Kremlin minimiza passagem de segundo navio por corredor ucraniano no Mar Negro

Kremlin minimiza passagem de segundo navio por corredor ucraniano no Mar Negro

"Esse (corredor temporário) é um assunto totalmente diferente (do acordo de grãos) e nosso Ministério da Defesa está monitorando-o conforme necessário", disse Peskov

por Reuters
3 min leitura
Dmitry Peskov

A passagem de um segundo navio vindo da Ucrânia ao longo de um corredor temporário no Mar Negro não tem nada a ver com as perspectivas de retomada de um acordo de grãos envolvendo a Rússia, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira.

Finclass Vitalício Quadrado

Kiev disse no domingo que um navio que transportava produtos siderúrgicos para África deixou o porto ucraniano de Odessa através de um corredor “humanitário” temporário no Mar Negro, o segundo navio a fazê-lo desde que a Rússia se retirou no mês passado de um acordo mediado pela ONU que permitia a exportação de grãos com segurança.

Num briefing regular do Kremlin, Peskov reafirmou a posição de Moscou de que a retomada do acordo de grãos depende de o Ocidente cumprir as promessas relativas às exportações de grãos e fertilizantes da própria Rússia.

“As perspectivas para a renovação do acordo de grãos dependem da implementação efetiva, e não apenas em palavras, das promessas, dos compromissos feitos ao lado russo, o que significa implementar a parte do acordo que pertence à Rússia”, disse Peskov.

As exportações de grãos e fertilizantes da Rússia não estão sujeitas a sanções impostas pelo Ocidente a Moscou devido às ações militares na Ucrânia. Mas a Rússia afirma que as restrições aos pagamentos, à logística e aos seguros continuam a ser uma barreira aos envios.

Kiev anunciou o “corredor humanitário” no Mar Negro no início deste mês para liberar navios de carga que ficaram presos nos seus portos desde que a Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

Finclass Vitalício Quadrado

“Esse (corredor temporário) é um assunto totalmente diferente (do acordo de grãos) e nosso Ministério da Defesa está monitorando-o conforme necessário”, disse Peskov.

A Rússia realizou uma série de ataques com mísseis e drones contra portos ucranianos desde que expirou o acordo de grãos. Kiev respondeu com ataques marítimos de drones a navios de guerra russos perto de um importante porto russo e a um navio-tanque russo perto da Crimeia.

A Ucrânia e a Rússia são importantes exportadores de grãos. Quase 33 milhões de toneladas de grãos ucranianos foram exportadas durante o ano em que o acordo do Mar Negro estava em operação.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.