dinheirama-post-lideranca-principio-diamante-valor-carvaoA comparação entre diamante e carvão é muito comum, talvez você já tenha ouvido a respeito.  Em suma, o diamante nada mais é que carvão sob alta pressão, durante um longo período de tempo. Em sua estrutura molecular são praticamente a mesma coisa, tudo é carbono. O que torna um mais resistente que o outro é sua estrutura, ou seja, como os carbonos estão relacionados entre si.

Princípios e valores podem ser comparados a diamante e carvão, respectivamente. Observe que princípios são rígidos como o diamante. São constantes e não podem ser quebrados. Ninguém quebra o princípio; é o indivíduo que se quebra em relação ao princípio.

O carvão, por outro lado, é uma tentativa de ser diamante, assim como o nossos valores são tentativas de alinhamento aos princípios. Valores são internos e subjetivos. Princípios são externos e objetivos. É a tentativa de convergir o universo interior ao exterior.

Quanto mais um indivíduo estreitar esses pontos, maior será sua sinergia com um todo, principalmente com a equipe que lidera, seja ela qual for: família, empresa, igreja e etc.

Sabemos que o carvão se torna diamante por causa da pressão. Os valores têm sido bombardeados por pressão. Perceba que, dependendo do tipo de influência, o carvão não evolui para diamante, mas se quebra, deteriora e torna-se pó.

Valores não são atribuições rápidas de se conquistar, mas rápidas de se perder. Na tentativa de aumentar a velocidade, pode-se quebrá-los. Valores são frágeis neste aspecto, pois podem ser alterados ou até vendidos. Você pode ter um valor hoje e não tê-lo amanhã, por isso é subjetivo.

Imagine que um de seus valores seja a honestidade. De repente, seu gestor lhe pede para executar uma tarefa de forma duvidosa, que possa fragilizar esse seu valor. Esse tipo de pressão é mais comum do que se imagina. Não é uma pressão positiva rumo à evolução para diamante, mas uma mudança do valor que tenta transformá-lo em preço. O verdadeiro valor é tudo aquilo que para você não pode ser comprado.

O líder, quando busca o melhor, ou seja, pelos princípios, não enxerga sua vida como uma carreira, mas como uma missão. Essa visão lhe dá um senso de propósito que tenta se alinhar às leis universais.

A conversão de valores em princípios é como transformar carvão em diamante: lento, difícil, mas compensador. Valor é o que você está. Principio é o que é.

Para encerrar, pense que os princípios nada mais são do que valores sob alta pressão, durante um longo período de tempo. Esse alinhamento é continuo e perdurará por toda nossa trajetória.

O que você tem a dizer sobre liderança, princípios e valores? Deixe sua opinião no espaço de comentários. Até a próxima!

Foto diamond on a piece of coal, Shutterstock.

Alex Arcanjo
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários