Home Finanças Pessoais Liquidações? Preste atenção aos detalhes

Liquidações? Preste atenção aos detalhes

por Igor Oliveira
3 min leitura
liquidação-destaque

liquidação-postComeçado o ano e depois de um período de descanso e algumas despesas (IPVA, IPTU e material escolar), muitas famílias ainda planejam compras de olho nas liquidações, comuns nessa época.

Lojas físicas e virtuais começam uma temporada de liquidações pelo país com o objetivo é “desovar” o estoque que sobrou do Natal e alavancar as vendas até fevereiro, período tradicionalmente fraco para o setor.

Aproveitar as ofertas, porém, requer cuidados. Se você é daqueles que costumam parcelas as compras, sugiro que leia um texto sobre os perigos desse hábito (clique aqui para ler). Confira mais dicas:

  • Antes de comprar, confira as ofertas por meio de folhetos publicitários, encartes, entre outros. Assim, é possível definir previamente que itens precisa adquirir e seus preços, evitando a compra por impulso;
  • Evite fazer as compras de forma apressada. Não deixe de verificar o estado do produto, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem;
  • Se o produto apresentar algum problema que o torne impróprio para o consumo, o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência. Se não resolver, você tem o direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual ou a devolução das quantias pagas com correção monetária. Pode, ainda, requerer um abatimento do preço;
  • Nos pagamentos feitos com cartão de crédito, o preço deve ser igual àquele cobrado à vista ou em cheque;
  • Todo produto durável (móveis, roupas, eletrodomésticos, eletroeletrônico, entre outros) possui garantia legal de 90 dias. Se o fabricante conceder garantia contratual, o produto adquirido deve ser acompanhado de um certificado de garantia.

O Procon sempre sugere que o consumidor evite a pressa e verifique o funcionamento do produto e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem. Caso o produto tenha o que se chama de vício, ou seja, um defeito que inviabiliza o seu uso, então há direito de trocá-lo, mesmo que a compra tenha sido feita em liquidação.

O prazo para reclamar é de até 90 dias úteis para bens duráveis, e até 30 dias para bens não-duráveis. A loja tem 30 dias para fazer a troca. Se a compra tiver sido feita pela Internet, você tem o direito de desistir em até 7 dias, mesmo no caso de ofertas.

Pretende aproveitar o começo de ano e suas liquidações? Boas compras, mas sempre com planejamento financeiro. Ah, se você quer é sair do vermelho, temos dicas pra você também (clique para ler). Até a próxima.

Foto Shutterstock. People shops in Delta City shopping mall, circa November 2008 in Belgrade

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.