Livro: Capital IntelectualLivro: “Capital Intelectual: o grande desafio das organizações”
Autores: José Renato Sátiro Santiago Jr. e José Renato Sátiro
Editora: Novatec
Páginas: 320
Preço médio: R$ 60,00
Livro 100% nacional!
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

O grande desafio das organizações
Os escritores José Renato Sátiro Júnior e José Renato Sátiro apresentam nesse livro importantes informações e orientações acerca do novo papel que o conhecimento exerce dentro das empresas. Uma leitura densa, mas muito agradável devido à forma como os autores desenvolvem o texto.

A grande contribuição é a apresentação de um modelo para a mensuração dos benefícios que a Gestão do Conhecimento e o Capital Intelectual podem trazer para as empresas, principalmente no alcance de seus objetivos estratégicos, financeiros e operacionais. Entendo que além desses benefícios diretos, o clima organizacional também é afetado positivamente já que os funcionários têm participação direta em programas de Gestão do Conhecimento e isso costuma aumentar a satisfação pessoal e da equipe.

“O principal objetivo dessa metodologia é estruturar o conhecimento de modo a torná-lo explícito e de fácil acesso, para ser utilizado nas atividades operacionais ou como instrumento de capacitação, por meio da coordenação e integração das diversas iniciativas e projetos existentes”

O livro inicia-se com a exploração dos conceitos de Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual e sua importância no cotidiano organizacional. Os valores dos ativos de uma organização são apresentados de forma simplificada: tangíveis e intangíveis. O conceito de Godwill – termo usado na contabilidade para explicar o que não pode ser mensurado objetivamente em uma empresa – também é trazido dentro da fundamentação teórica.

O Godwill tem uma ligação direta com a Gestão do Conhecimento (Capital Intelectual), pois ambos possuem características semelhantes, principalmente por serem intangíveis. Os autores demonstram que estes podem ser os fatores responsáveis pela geração de lucro em longo prazo, sendo reconhecidos apenas quando ocorre uma compra ou venda de uma organização.

Os pontos críticos para o reconhecimento da Gestão do Conhecimento como aspecto relevante para as organizações também são discutidos. Um deles é a dificuldade de estruturação de um modelo para a mensuração desses ativos intangíveis. Através de pesquisas junto a 100 empresas atuantes no Brasil é possível visualizar e interpretar os resultados obtidos a partir de ações em Gestão do Conhecimento a partir de modelos e indicadores adotados por elas.

Avaliação final
As empresas buscam continuamente aprimorar o desempenho de suas operações e muitas já perceberam que ações pautadas na Gestão do Conhecimento trazem ótimos resultados. O conhecimento, diga-se, não é algo novo. Mas novo é reconhecê-lo como ativo corporativo gerador de vantagem competitiva sustentável e a importância da necessidade de geri-lo. O livro “Capital Intelectual” demonstra isso e aponta um caminho seguro para fazê-lo em suas 320 páginas de rico conteúdo.

  • Linguagem e narrativa: 9
  • Exemplos práticos: 9
  • Temas abordados: 8
  • Preço: 6
  • Custo/Benefício: 8

O principal aspecto é o caráter científico presente em “Capital Intelectual: o grande desafio das organizações”, fruto de pesquisas e estudos aprofundados no tema. Os autores, com muita experiência corporativa e sólida formação acadêmica, também mantém um site com artigos e material adicional à leitura do livro: www.boletimdoconhecimento.com.br. Recomendo!

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários