Livro - Casais Inteligentes Enriquecem JuntosLivro: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Gente
Páginas: 168
Preço: R$ 16,30 – Queima de estoque!
Livro 100% nacional

Finanças para casais
Um dos principais fatores que me motivaram a ler “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” foi a conhecida visão de Gustavo Cerbasi sobre riqueza e dinheiro. Para ele, assim como para mim, a grande maioria dos desentendimentos familiares ocorre em decorrência da simples falta de conversa e apatia em relação ao dinheiro. Neste livro, Gustavo trata das questões pessoais com grande comprometimento, focando a necessidade de parceria entre namorados, noivos ou esposos. O salto qualitativo aparece quando o livro mostra exemplos reais e trata os objetivos comuns como grande trunfo de um casal.

O livro está dividido em três partes distintas, mas que se complementam de forma brilhante. A organização do livro facilita a leitura, abordando primeiro os aspectos sócio-emocionais dos problemas conjugais, passando por exemplos reais de solução de conflitos, finanças para casais com filhos e terminando com o foco no planejamento/riqueza conjunta.

Parte 1 – Uma união financeiramente feliz
Composta de dois capítulos, a primeira parte traz interessantes análises sobre os cincos estilos de como lidar com o dinheiro. Gustavo retrata como agem os poupadores, gastadores, descontrolados, desligados e os financistas. De uma forma bastante simples, ainda que com propriedade e conhecimento de causa, são feitas algumas considerações sobre as possíveis combinações destes perfis. Percebe-se, claramente, que a idéia é situar o(a) leitor(a) diante de suas reações cotidianas e diagnosticar qual o perfil de seu relacionamento. Identificar-se é parte essencial para seguir adiante.

Há também uma forte discussão acerca das dificuldades de planejamento de um casal. Com a palavra, o autor Gustavo Cerbasi:

“Na maioria das vezes, orçamento, planejamento financeiro, dinheiro ou controle de gastos não fazem parte das conversas dos casais. Assim, estabelecer objetivos de longo prazo passa a ser um problema, porque quem não participa das finanças não percebe as metas a serem atingidas gradativamente, notando o sacrifício apenas no momento de desembolso”

Parte 2 – Planejamento ao longo da vida
Os capítulos da segunda parte tratam do relacionamento propriamente dito e das nuances financeiras de cada momento do casal. O namoro e o noivado são observados de maneira muito eficiente, de onde surge uma dica valiosíssima: aproveitar o momento de total liberdade de escolha em relação ao dinheiro é fundamental para aprender a organizar suas finanças e para começar a investir em ações. Segundo o autor, pensar de forma organizada nessa fase é essencial para lidar com o dinheiro quando o casal e suas metas estiverem estabelecidos formalmente.

Pequenos exemplos cotidianos são usados para demonstrar os benefícios da organização financeira de um casal. Dicas de presentes, poupança anual para viagens e a análise diante da compra da casa própria são algumas das muitas atitudes dos casais inteligentes descritas no livro. Gustavo defende, com argumentos bastante coerentes, que tanto o orçamento quanto as metas do casal sejam amplamente compartilhados:

“Planos comuns jamais serão construídos de modo eficiente se tudo no relacionamento for dividido. Perde-se em eficiência, em organização e em resultados!”

Um merecido destaque é dado ao momento da criação de uma planilha de orçamento e de um plano de metas e objetivos conjuntos. Algumas simulações demonstram a capacidade de acumulação de patrimônio encontrada nos pequenos valores do dia-a-dia e dicas valiosas sobre metas são oferecidas de forma bastante direta. O objetivo, obviamente, é permitir que casais enxerguem os benefícios da independência financeira e lutem juntos para alcançá-la:

“O primeiro passo para a independência financeira é gastar menos do que se ganha, controlando o orçamento doméstico. A seguir, traçar um plano que defina quanto poupar por mês, e durante quanto tempo, para chegar à renda que vocês pretendem ter na aposentadoria. Se, além disso, conseguirem fazer sobrar mais do que precisavam para cumprir as metas do plano, no final do mês haverá dinheiro sobrando na conta”

Parte 3 – Um futuro a dois mais rico
Os capítulos finais do livro abordam os aspectos práticos do bom uso do dinheiro, depois que este foi cuidadosamente planejado e empregado nas atividades domésticas básicas. O autor enfatiza, com precisão, os problemas decorrentes do mau uso das alternativas de financiamento disponíveis no mercado, explicando quais são suas características e principais vantagens e desvantagens. Além disso, uma breve discussão sobre as opções disponíveis de investimento leva luz ao ainda grande tabu financeiro de um casal:

“Investir é o caminho da garantia ou da melhora no futuro daquilo que se construiu até hoje. É possível alcançar um padrão de vida bastante superior ao que temos hoje se usarmos quatro ingredientes fundamentais: tempo, dinheiro, decisões inteligentes e juros compostos”

Avaliação final
Me identifiquei bastante com a obra e seus princípios. A escrita leve e didática de Gustavo Cerbasi certamente facilita o entendimento de conceitos financeiros e de relacionamento, aspectos fundamentais para uma vida mais equilibrada e saudável. Gostei muito da abordagem encontrada no oitavo capítulo do livro, onde são discutidos os valores morais e emocionais das pessoas diante do dinheiro. Sonhar, quebrar a rotina e falar sobre dinheiro são ferramentas importantíssimas e o livro representa, brilhantemente, essa visão. Notas:

  • Linguagem e narrativa: 9,5
  • Exemplos práticos: 9,5
  • Temas abordados: 9
  • Preço: 8,5
  • Média: 9,1

Com poucas páginas, mas muito profundo, “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” nos mostra a essência dos relacionamentos felizes e repletos de prosperidade financeira. Com muita propriedade, unindo teoria e prática, Gustavo nos ensina a elaborar um orçamento familiar equilibrado, sugere pequenas economias ao alcance de todos e também dá real importância às conquistas emocionais do casal. Recomendo!

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários