Livro: Dinheiro, os segredos de quem tem
Autor: Gustavo P. Cerbasi
Editora: Gente
Páginas: 174
Preço: R$ 13,00
Livro 100% nacional!
Gustavo Cerbasi, frequente colaborador do Dinheirama, é um dos melhores escritores sobre finanças e economia da nova geração. Jovem, ele compartilha de uma visão única, objetiva e muito eficiente sobre educação financeira e o acúmulo de riquezas. “Dinheiro, os segredos de quem tem” ficou por muito tempo na lista dos livros mais vendidos do Brasil e é considerado um best seller nossa área. As explicações didáticas não são seu único ponto forte, como veremos nesta resenha.
Como conquistar e manter sua independência financeira
Depois de ler o livro por duas vezes e de acompanhar a trajetória profissional de Gustavo, percebi que seu recado é, para alguns, assustadoramente simples: invista em você, em sua família e em sua formação. A felicidade trazida pela independência financeira só pode ser plenamente desfrutada se esta vier acompanhada de entusiasmo e disciplina.
“Este livro foi escrito para pessoas que se convenceram de que podem mudar seu futuro para melhor com o próprio esforço. Quanto mais cedo seu plano de riqueza começar, mais cedo você alcançará seus objetivos e mais tempo terá para colher seus frutos”
Dois tipos de pobre
Não é comum discutirmos a pobreza sob essa ótica, mas o autor nos leva à uma importante reflexão. Será que ganhar muito é mesmo sinônimo de riqueza? Segundo sua análise, pode-se identificar os pobres sem dinheiro e os pobres com dinheiro. Fica a pergunta: o dinheiro é um meio ou é apenas um fim em si? A forma como encaramos a riqueza é crucial diante das decisões que teremos que tomar diante das finanças da casa. Evite as atitudes daqueles que, mesmo sem perceber, permanecem pobres por opção:
- Porque despreza os pequenos valores;
- Porque não se esforça por uma boa negociação;
- Porque não tem percepção financeira;
- Porque não sabe onde quer chegar.
Ainda que você tenha passado ileso pelos itens anteriores, há o problema cultural que forja algumas reações inesperadas diante de crenças populares sobre dinheiro:
- Há coisas mais importantes e urgentes na vida. Hipocrisia demais de sua parte pensar assim. Pare de adiar ou minimizar a importância do dinheiro e do planejamento em sua vida. Assuma o compromisso consigo e com seu futuro e encare a realidade. Hoje.
- O mercado de ações é perigoso. Talvez tenha sido. Mas, ouso garantir, muito mais por falta de informação e espírito aventureiro que por reais riscos de mercado. Procure informar-se melhor acerca da crescente procura por nosso mercado e a seriedade com que este é gerenciado nos dias de hoje. Estamos em 2007, lembra?
- Falta de familiaridade com números e matemática. Quer dizer que, por não saber fazer uma conta aqui e outra ali, você vai desperdiçar seu salário? Francamente, a desculpa só é muito esfarrapada. Não acha? Calma, o Gustavo certamente usa palavras e frases mais amenas, embora a tradução final permaneça fiel e válida.
- O risco assusta. Não confunda correr riscos com aceitar e sofrer riscos desnecessários e desenfreados. Arriscar um pouco faz bem para você e para o seu bolso.
- Poucos recursos para começar. Não importa que você tenha apenas poucos reais para poupar e investir. O que realmente interessa é sua atitude diante dos gastos e da vontade de fazer crescer seu patrimônio.
Deixando de lado o economês
Um pouco de matemática faz bem, mas não é tudo quando se trata de evolução patrimonial e de riqueza. Gustavo nos brinda com excelente didática diante da fórmulas e explicações técnicas da administração financeira. É muito interessante aprender como os juros compostos podem fazer tanta diferença nos investimentos e como montar um orçamento pode ser mais fácil do que jamais imaginamos.
A inflação, o imposto de renda e as diferentes alternativas de investimento são abordadas com a mesma seriedade. Uma fórmula simples para calcular a aposentadoria é apresentada, em conjunto com diversos exemplos reais de finanças da família. Compartilho algumas dicas importantes que aprendi com o livro, escritas com minhas palavras:
- Dedique-se à criação de um orçamento, relacionando suas receitas e despesas;
- Otimize seus gastos e prepare parte de suas receitas para serem usadas em investimentos de longo prazo;
- Saiba onde quer chegar e faça dessa meta seu grande motivo para se mexer;
- Não se acomode e lembre-se de reavaliar seus conceitos sobre os investimentos e de continuar pesquisando melhores alternativas;
- Seja disciplinado.
Avaliação final
O livro é pequeno, rápido de ler, mas muito completo em seu conteúdo. Com foco no pequeno investidor que ainda não descobriu as vantagens de manter-se em dia com suas contas, temas importantes como IR, investimentos, planejamento e avaliação de risco são abordados com uma simplicidade incrível. Vejamos as notas:
- Linguagem e narrativa: 9,5
- Exemplos práticos: 8,5
- Temas abordados: 9
- Preço: 9
- Média: 9
Leitura recomendada principalmente para jovens e recém chegados ao mercado de trabalho, hora em que é muito comum deslumbrar-se com o mundo consumista e com o “poder” dos primeiros anos de salário. Completo, sucinto e muito bem escrito, “Dinheiro, os segredos de quem tem” merece o destaque como best seller e um belo espaço em sua estante e seu dia-a-dia. Boa leitura.