Home EmpresasInternet Livro: O Crash de 2008

Livro: O Crash de 2008

por Ricardo Pereira
3 min leitura

Livro: O Crash de 2008Livro: O Crash de 2008
Autor: Charles R. Morris
Editora: Aracati
Páginas: 254
Preço médio: R$ 55,00
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

A leitura do livro “O Crash de 2008 – Dinheiro fácil, apostas arriscadas e o colapso global do crédito” foi uma surpresa das mais agradáveis. O livro foi escrito pelo advogado e ex-banqueiro Charles R. Morris e publicado no Brasil pela Editora Aracati. O livro é composto de 8 capítulos, divididos em 254 páginas. Cabe destacar também a existência de um interessante glossário de termos financeiros, que contempla parte do jargão usado com frequência pela mídia especializada.

O livro se inicia com o prefácio do Professor Luiz Gonzaga Belluzzo. Sua brilhante introdução traduz-se em uma verdadeira aula de economia – e que, por si só, já merece um grande destaque. A clareza com que o Prof. Belluzzo trata temas áridos e complexos transforma as informações em material indispensável para quem busca entender o inicio do liberalismo econômico e suas conseqüências dentro do mundo contemporâneo. E trata-se do prefácio, apenas.

Aqui mesmo no Dinheirama, tratei muito do assunto “crise financeira”. Algumas vezes falei pouco, outras falei demais. Muitas vezes compartilhei a visão de economistas e do cidadão comum. No entanto, por mais claro que fosse minha visão a respeito da crise, me senti um verdadeiro leigo a partir da leitura da opinião contundente com que Charles R. Morris trata o assunto e ao conhecer os pormenores do sistema financeiro norte-americano.

Trata-se de um ótimo exercício de aprendizado tentar acompanhar a lógica e os passos, em diferentes períodos da história, que explicam como o liberalismo nasceu e caminhou por momentos de glória – até a recente tragédia. O Keynesianismo de Richard Nixon e o ultra liberalismo de Ronald Regan são exemplos importantes captados e divididos com os leitores através de relatos históricos precisos e muita opinião.

O autor coloca-se como um espectador privilegiado e pragmático sobre a forma com que Wall Street se tornou a Meca do mercado financeiro e viu ruir seus maiores símbolos de poder. Nomes que fizeram parte da história moderna, e que voltam ao cenário atual, como o de Paul Volcker, podem sinalizar o caminho com que os EUA devem seguir – e Morris trata destas possibilidades neste livro.

O Capítulo 7, com o título provocativo “Catando os cacos”, mostra como os grandes bancos americanos se tornaram vítimas de seu próprio veneno. A “alavancagem invisível”, termo usado e explicado pelo autor, fez estragos e gerou imprecisões que impactaram a vida financeira de muitas pessoas, empresas e países em todo o planeta.

Avaliação final
O tema é complexo e provavelmente durante os próximos anos muito ouviremos sobre o assunto. Entretanto, é inegável que a obra foi muito feliz em sua elaboração. Mesmo se tratando de um livro sobre questões econômicas complexas e de conjuntura que merecem uma leitura cuidadosa, a abordagem é bastante didática e de prazerosa leitura. Concordo com a critica do Financial Times, que diz que o livro é “instigante para os especialistas e fácil de ler para os leigos”. Vejamos as notas:

  • Linguagem e narrativa: 9,5
  • Exemplos práticos: 8,5
  • Temas abordados: 9,0
  • Preço: 7
  • Custo/Benefício: 8,5

Se você quer entender melhor a crise financeira internacional, como ela aconteceu e de onde ela surgiu, “O Crash de 2008” certamente irá ajudá-lo. Recomendo a leitura!

Quer ganhar um exemplar? Participe da promoção!
O Dinheirama oferece a possibilidade de você ganhar um exemplar do livro “O crash de 2008”. Para isso deixe registrado, no espaço de comentários deste artigo, sua resposta para a seguinte pergunta: quais as lições que o mundo tirou ou irá tirar com a crise financeira de 2008? A melhor resposta – escolhida pela equipe de editores do Dinheirama – receberá o exemplar em casa. A promoção se encerra no dia 20/08. Participe e boa sorte!

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.