Livro: Rico de VerdadeLivro: Rico de Verdade
Autor: Roberto Adami Tranjan
Editora: Gente
Páginas: 200
Preço médio: R$ 35,00
Livro 100% Nacional
[Compre o livro no Submarino. Clique aqui]

Qual o verdadeiro sentido da riqueza?
Ser rico está longe de ser um indivíduo com uma conta bancária recheada de dinheiro. Esse modo especial de ver a vida é brilhantemente demonstrado por Roberto Tranjan nesse livro. Ele consegue sinalizar que o trabalho pode ser transformado em uma fonte real de riqueza que vai além do acúmulo de dinheiro. Dinheiro, entre outras coisas, deve ser conseqüência.

Falo dessa obra com grande entusiasmo, pois meu trabalho na área da Educação Financeira tem alguns pilares nos conceitos apresentados por esse educador. O poder de transformação e a capacidade de superação do ser humano são pontes que levam a uma nova maneira de conceber o cotidiano e perceber o real significado da riqueza.

No livro, o leitor conhecerá um novo modo de enriquecer “sem cair nas armadilhas das concessões e/ou sacrifícios que várias vezes não levam a lugar nenhum”, a chamada Metariqueza. O conceito foi criado e explorado pelo autor com o objetivo de definir uma riqueza que vai além, que transcende a simples riqueza material, relacionada aos bens e ao dinheiro.

Os 11 capítulos possuem uma linguagem clara e repleta de momentos de reflexão.  Exercícios práticos durante a leitura facilitarão o autoconhecimento e a construção de novos caminhos em direção a uma vida plenamente rica e repleta de significado. Para auxiliar o entendimento dos conceitos apresentados são inseridas narrativas de histórias de quatro personagens fictícios, o que torna a leitura mais dinâmica.

Inicialmente, o conceito de Metariqueza é explorado. Sendo ela uma inovadora maneira de enriquecer, todas as esferas da vida são contempladas: material, social, psicológica e espiritual. Todas interligadas com o propósito maior da transformação do indivíduo em um ser humano melhor através do resgate da essência de cada um. A riqueza é vista como um processo em construção, algo natural.

No livro, os capítulos são agrupados em duas partes.  Na primeira, intitulada “Para a tomada de consciência”, Tranjan promove uma tomada de consciência de nossa essência. Fala dos nossos comportamentos que acabam sabotando as possibilidades de riqueza, como a desatenção e a desesperança. Qual o avesso da riqueza e quais são as misérias que estão dentro de nós?

“A sociedade está pouco preocupada com a consciência, com a vida interior, com a essência. Ela admira as aparências, os esforçados, os enfartados”

Ele alerta que reagimos ao mundo a partir de como o vemos e muitas vezes somos reféns de nossas miragens. Quando sabemos que isso acontece, somos capazes de funcionar de modo diferente.

As dimensões da riqueza – causal, potencial, filosófica e econômica – são trazidas com o objetivo de desenvolver uma visão sistêmica entre elas. É preciso substituir o conceito da mera riqueza pelo da metariqueza e descobrir o infinito mundo da abundância (em todos os sentidos).

Na segunda parte da obra, “Para a expansão gradual de competências”, Tranjan explora  virtudes que, sob sua ótica, são importantes na Metariqueza: a atenção, a integridade e a entrega. Para o desenvolvimento dessas virtudes, a disciplina é fundamental e ele descreve cada uma delas de modo contundente e inspirador. São elas: concentração, superação, coerência, consistência, retribuição e contribuição.

“Em cada um de nós há uma realidade maior do que somos capazes de identificar. Existe um eu mais inteligente, mais criativo e mais amoroso ávido por entrar em cena”

Avaliação final
O autor provoca o leitor através das idéias trabalhadas nos capítulos, fazendo com que o livro ganhe um caráter interativo, mas não só pelos exercícios propostos. O mundo do trabalho é trazido e contextualizado a fim de ganhar um novo significado: não como um fardo indigesto, mas como uma fonte real de riqueza, de realização. Vejamos as notas:

  • Linguagem e narrativa: 9
  • Exemplos práticos: 8,5
  • Temas abordados: 9,5
  • Preço: 8
  • Custo/Benefício: 8,5

A leitura de “Rico de Verdade” é carregada de ótimos argumentos para rompermos com comportamentos sabotadores do sucesso e começarmos agir de modo diferente. É um convite irresistível para funcionarmos “fora da caixa”, longe dos padrões reducionistas muitas vezes impostos pela sociedade em que vivemos. Longe das cobranças de riqueza tradicionais, em que só importa o que temos e não quem somos. Recomendo.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários