Livro: Você, Dona de seu TempoLivro: Você, Dona de seu Tempo
Autor: Christian Barbosa
Editora: Gente
Páginas: 226
Preço médio: R$ 26,00
Livro 100% nacional!
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

Como ser mais produtiva e ter mais qualidade de vida
Presenteei uma amiga com esse livro e a vida dela ganhou mais qualidade! Eu também pude comprovar que é possível ser dona do meu tempo e melhorar muito o desempenho profissional, a qualidade de vida e dos relacionamentos. Com uma linguagem clara e muito próxima ao leitor, Christian Barbosa traz nesse livro importantes reflexões sobre a administração do tempo com o foco no cotidiano das mulheres.

A particularidade do trabalho do autor é a fundamentação buscada por ele em pesquisas e estudos sobre o universo feminino e suas características. Trata-se de um grande diferencial frente aos livros que só se reservam a trazer dicas.

A dedicação ao escrever essa obra alinhada com a realidade feminina fica evidente no decorrer das páginas, fazendo a leitura de “Você, dona de seu tempo” um ponto de partida para uma melhor gestão das atividades e tarefas do cotidiano. Leitura que recomendo para as mulheres em busca do equilíbrio de todos os papéis desempenhados e para os homens a fim de conhecer melhor  as mulheres com as quais convive e ajudá-las na construção de uma vida mais saudável.

A leitura desse livro já transformou muitas vidas devido a quebra de modelos de vida que  limitam o potencial de sucesso guardado dentro de cada um. O tempo e as urgências acabam sempre surgindo como desculpas e justificativas. Segundo os aspectos abordados pelo autor, o primeiro passo é responder às perguntas:

  • O que é importante para você?
  • O que você está fazendo para realizar seus sonhos?

O livro está estruturado em 10 capítulos, que conduzirão o leitor ao entendimento de sua rotina e ao uso de ferramentas para melhorar a gestão do tempo, de acordo com estilo pessoal de cada um. A metodologia proposta ajudará a estruturação de objetivos pessoais e o uso correto do tempo para sua realização. Relaciono abaixo os capítulos e o que mais me chamou a atenção na leitura:

O Capítulo 1 aborda o desafio da gestão feminina do tempo no século XXI baseados em depoimentos colhidos durante entrevistas realizadas. O modelo “Tríade do tempo” é trazido com o objetivo de mostrar graficamente como cada um usa seu tempo. Neste sentido, o tempo é um tríade composta de atividades importantes, urgentes e circunstanciais.

No Capítulo 2, as ferramentas de planejamento pessoal são abordadas de acordo com o estilo de cada um – sensorial, high-tech ou misto. O leitor ganhará mais tempo ao usar a agenda dividindo seu dia em compromissos e tarefas.

Já no Capítulo 3 a seguinte pergunta é lançada: é possível sentir seu tempo? Isso acontece quando assumimos o controle de nossa vida e estruturamos o tempo usado a favor de nossas realizações pessoais, por meio de uma metodologia de definição de metas.

No Capítulo 4 discute-se quais são os papéis assumidos pelas mulheres e quanto tempo é dedicados a cada um deles. O autor discorre também sobre o planejamento semanal e como colocá-lo em prática através de três passos: identidade, metas e organização.

A leitura do Capítulo 5 traz importantes recomendações para uma melhor gestão do tempo no trabalho, com o objetivo de aumentar a produtividade do profissional e de sua equipe.

O Capítulo 6 aborda de forma bastante direta e interessante a importância dos relacionamentos pessoais e a dedicação de tempo para aprimorá-los. Tempo para amar e para melhorar o relacionamento a dois.

No Capítulo 7 a atenção muda de foco. Agora é a vez da dedicação do tempo para a família e o tão sonhado equilíbrio entre ela e o trabalho. Neste ponto, o livro traz orientações práticas e imprescindíveis atualmente, sempre se baseando nas pesquisas realizadas e em experiências pessoais e profissionais.

O Capítulo 8 traz uma questão que preocupa muitas mulheres atualmente: quem é mãe sabe do inevitável o sentimento de culpa em relação ao tempo dedicado aos filhos. Idéias são sugeridas pelo autor para aumentar o tempo de convivência com os filhos. Capítulo especialmente importante e carregado de valiosas informações para introduzir a administração do tempo na vida das crianças e dos adolescentes.

O Capítulo 9 constata que as tarefas rotineiras da casa sem dúvida roubam muito tempo da mulher que, além da administração da carreira, acumula as atividades da administração do lar. O autor traz importantes sugestões para gerir e organizar melhor as atividades em casa, como delegar tarefas corretamente e dividir as atividades com os outros membros da família.

Fechando esse trabalho relevante sobre o uso inteligente do tempo no universo feminino, o livro traz, no Capítulo 10, um teste de identificação de perfil em relação ao tempo com o objetivo de identificar o estilo pessoal e mapear as melhores formas de inserir a gestão do tempo em sua vida. Você pode se surpreender com alguns resultados.

Avaliação final
A característica marcante da obra é a praticidade e seu caráter interativo. O autor convida o leitor a todo o momento a aplicar as estratégias através de atividades direcionadas, proporcionando os momentos para as “pausas necessárias” imprescindíveis para a construção de dias melhores através do uso eficaz do tempo. Vejamos as notas:

  • Linguagem e narrativa: 9
  • Exemplos práticos: 9
  • Temas abordados: 8,5
  • Preço: 8
  • Custo/Benefício: 8,7

Além dos conhecimentos fundamentais para uma boa gestão do tempo contidos em “Você, Dona de seu Tempo”, acessando o site www.triadedotempo.com.br/mulher o leitor encontrará a pesquisa que deu suporte a obra, artigos complementares, testes e muito mais. Gostei bastante e, por isso, recomendo! Boa leitura.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários