Home Empresas Lucro ajustado da Gerdau cai 45,1% no 4º tri

Lucro ajustado da Gerdau cai 45,1% no 4º tri

Analistas consultados pela LSEG esperavam, em média, lucro de 815,2 milhões de reais

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Site Gerdau)

A Gerdau (GGBR4) apurou declínio de 45,1% no lucro líquido ajustado do quarto trimestre, para 732 milhões de reais, em comparação com um ano antes, em meio a incertezas relacionadas ao cenário macroeconômico internacional, afirmou a companhia siderúrgica em balanço divulgado nesta terça-feira.

Analistas consultados pela LSEG esperavam, em média, lucro de 815,2 milhões de reais para o grupo siderúrgico.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado do período caiu 43,8%, para 2,04 bilhões de reais, na base anual, com margem Ebitda ajustada de 13,9% no período.

“Além da sazonalidade, típica desse período, a continuidade de incertezas relacionadas ao cenário macroeconômico internacional, marcado por conflitos geopolíticos, e o excesso de produção de aço global, impactando o mercado mundial e, em especial, o Brasil, levaram à retração das vendas e pressionaram as receitas da companhia”, afirmou a empresa em relatório de resultados. 

A receita líquida da Gerdau somou 14,7 bilhões de reais, um recuo de 18,1% na base anual e queda de 13,8% frente ao terceiro trimestre do ano passado, com a continuidade da entrada excessiva de aço por meio da importação predatória no Brasil, somada ao enfraquecimento dos mercados em algumas regiões onde opera. Ainda assim, o grupo considerou o balanço “sólido e saudável”.

As vendas de aço caíram 0,6% ano a ano e retraíram 3,6% na base trimestral, a 2,66 milhões de toneladas no trimestre, enquanto a produção cedeu 6,2% em relação ao mesmo período de 2022 e caiu 4% contra o terceiro trimestre de 2023, a 2,69 milhões de toneladas.

(Imagem: Reprodução/Freepik/@fanjianhua)
(Imagem: Reprodução/Freepik/@fanjianhua)

As quedas nas vendas de aço “refletem o cenário global da indústria do aço, com a continuidade da alta penetração de produtos importados, resultando na deterioração do mercado e em um ambiente de preços internacionais desafiador”, disse a Gerdau.

Quanto ao seu plano de investimentos para o ano, a Gerdau anunciou, em paralelo, um capex estimado em 6 bilhões de reais, voltado para projetos de manutenção e competitividade, conforme fato relevante divulgado ao mercado.

“Do total previsto para o ano de 2024, aproximadamente 1,3 bilhão de reais são investimentos que apresentam retornos ambientais” e projetos direcionados à segurança de pessoal, destacou a empresa no documento.

Veja o documento abaixo:

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.