Home Empresas Lucro da Chevron no 3º tri despenca e ações caem 5%

Lucro da Chevron no 3º tri despenca e ações caem 5%

As ações caíram 5,4%, para 146,40 dólares, no início do pregão

por Reuters
3 min leitura

A Chevron divulgou um lucro para o terceiro trimestre que não correspondeu às estimativas de Wall Street por uma ampla margem, fazendo com que o preço de suas ações caísse.

Os lucros das empresas petrolíferas caíram em relação aos níveis recordes do ano anterior, com a queda nos preços do petróleo e os custos mais altos prejudicando os lucros com refino. Os resultados permanecem sólidos pelos padrões históricos, mas estão bem abaixo dos níveis do ano anterior.

A empresa teve lucro de 6,5 bilhões de dólares, abaixo dos 11,2 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado. O lucro ajustado foi de 3,05 dólares por ação, em comparação com a expectativa dos analistas de 3,75 dólares por ação, de acordo com dados da LSEG.

A queda nos lucros ocorreu depois que a Chevron alertou, no segundo trimestre, que a manutenção em seus negócios de produção e refino de petróleo e gás prejudicaria os resultados. Ela também sofreu um revés em um projeto no Cazaquistão, com um atraso de cerca de seis meses na expansão da produção de petróleo e gás em sua operação Tengizchevroil.

As ações caíram 5,4%, para 146,40 dólares, no início do pregão.

Exxon e TotalEnergies também registraram resultados mais baixos no terceiro trimestre, com petróleo bruto e lucros de refino mais fracos. O lucro da Exxon caiu 54% e o da TotalEnergies sofreu queda de 35%.

A Chevron concordou em comprar a rival norte-americana Hess por 53 bilhões dólares, em um acordo com todas as ações que amplia sua produção e reservas de petróleo de xisto e em águas profundas.

Além da Hess, ela adquiriu a produtora de petróleo e gás de xisto PDC Energy e uma participação majoritária na ACES Delta, uma empresa norte-americana de armazenamento de hidrogênio.

“Será um dia difícil para os acionistas da CVX”, escreveu Biraj Borkhataria, analista do RBC, que descreveu a queda nos lucros como “decepcionante”, mas atribuiu a culpa a itens não recorrentes.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.