Home Empresas Lucro da Shell no 3º tri cai para US$ 6,2 bi, grupo aumenta recompras de ações

Lucro da Shell no 3º tri cai para US$ 6,2 bi, grupo aumenta recompras de ações

Os resultados da Shell concluem a divulgação de balanços de terceiro trimestre das principais empresas de energia do Ocidente

por Reuters
3 min leitura

A Shell relatou na quinta-feira uma queda anual de 34% no lucro do terceiro trimestre, para 6,2 bilhões de dólares, à medida que os preços da energia esfriaram, com o forte comércio de gás natural liquefeito (GNL) ajudando a compensar uma queda acentuada em sua produção.

A empresa também anunciou recompras de ações de 3,5 bilhões de dólares nos próximos três meses, acima dos 2,7 bilhões de dólares dos três meses anteriores, e manteve seu dividendo inalterado em 0,331 dólar por ação.

Os resultados da Shell concluem a divulgação de balanços de terceiro trimestre das principais empresas de energia do Ocidente, que viram os lucros caírem drasticamente em relação ao ano passado, uma vez que os preços do petróleo e do gás diminuíram depois de se recuperarem após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Em contraste com a rival BP, cujos resultados do comércio de gás pesaram sobre os lucros trimestrais, a Shell disse que seus lucros foram sustentados pelos resultados “favoráveis” do comércio de GNL, que foram mais altos do que no segundo trimestre.

No entanto, seus ganhos foram novamente afetados pela redução da produção em sua principal divisão de GNL, que tem sido atormentada por problemas operacionais nos últimos anos, especialmente em sua instalação flutuante de produção de GNL Prelude, de 3,6 milhões de toneladas métricas por ano, na costa da Austrália.

A produção da divisão de Gás Integrado caiu 9% em relação ao trimestre anterior, devido à manutenção em Prelude — que também foi citada como responsável por uma queda de 4% nos volumes de liquefação — bem como nas instalações em Trinidad e Tobago e no Catar, disse.

A Shell espera que Prelude volte a elevar sua produção em dezembro, depois de iniciar os trabalhos de manutenção em agosto, disse um porta-voz da empresa nesta quinta-feira.

A produção na divisão Upstream, no entanto, subiu 3% em relação ao trimestre anterior, para 1,75 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed).

“A Shell apresentou outro trimestre de forte desempenho operacional e financeiro”, disse o presidente-executivo da companhia, Wael Sawan, em um comunicado.

“Continuamos a simplificar nosso portfólio, ao mesmo tempo em que entregamos mais valor com menos emissões.”

Veja o documento abaixo:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.