Home Empresas Lucro da Ultrapar sobe 66% no 1º tri, a R$ 455 mi

Lucro da Ultrapar sobe 66% no 1º tri, a R$ 455 mi

As despesas financeiras da Ultrapar recuaram a 443 milhões de reais no período

por Reuters
0 comentário

A Ultrapar (UGPA3) reportou lucro líquido de 455 milhões de reais para o primeiro trimestre do ano, avanço de 66% ano a ano, impulsionado por maior Ebitda e menor despesa financeira líquida, informou a empresa em balanço nesta quarta-feira.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da companhia cresceu 26% na comparação com o mesmo período do ano passado, para 1,36 bilhão de reais. Sem ajuste, o Ebitda apurado somou 1,22 bilhão de reais.

As despesas financeiras da Ultrapar recuaram a 443 milhões de reais no período, contra despesas de 502 milhões de reais na mesma etapa do ano anterior.

O conglomerado, que atua em energia, mobilidade e infraestrutura logística por meio da Ultragaz, Ipiranga e Ultracargo, apurou consumo de caixa de 573 milhões de reais, menor que o consumo de 711 milhões de reais um ano antes.

O desempenho, na base anual, do fluxo de caixa no primeiro trimestre foi atribuído pela empresa, em grande parte, ao maior Ebitda e ao aumento de risco sacado no período, atenuados pelo maior patamar de giro na Ipiranga.

A Ultrapar encerrou o trimestre com uma alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, de 1,3 vez, versus 1,1 vez no final de dezembro, e 2 vezes nos três meses encerrados em março de 2023.

“O aumento do endividamento líquido (trimestre a trimestre) se deve principalmente ao pagamento de dividendos em março de 2024 e ao investimento em capital de giro, decorrente do maior patamar de giro na Ipiranga e do efeito sazonal de postergação de pagamentos para o início do ano, devido ao feriado bancário no final de dezembro”, afirmou a Ultrapar.

Veja o documento abaixo:

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.