Home Ciência e Tecnologia Lula assina decreto sobre Política Nacional de Cibersegurança

Lula assina decreto sobre Política Nacional de Cibersegurança

A iniciativa, proposta pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), surge como resposta às crescentes ameaças cibernéticas enfrentadas pelo Brasil

por Redação Dinheirama
0 comentário
Lula

Nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou a assinatura do decreto 11.856/2023, que estabelece a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber).

A iniciativa, proposta pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), surge como resposta às crescentes ameaças cibernéticas enfrentadas pelo Brasil.

A PNCiber abrange uma série de necessidades identificadas por instituições e especialistas em cibersegurança, visando aprimorar a governança nacional sobre o tema, incorporando as práticas mais avançadas globalmente à realidade e à cultura institucional brasileira.

A urgência e relevância da política são destacadas, considerando que o Brasil figura entre os países mais frequentemente alvo de ataques virtuais.

Entre os objetivos da PNCiber, destacam-se a promoção da cibersegurança no país e o fortalecimento das ações diligentes no ciberespaço, com foco no combate aos crimes cibernéticos e outras atividades maliciosas nesse ambiente. Dois instrumentos essenciais dessa política são a Estratégia Nacional de Cibersegurança (e-Ciber) e o Plano Nacional de Cibersegurança (p-Ciber).

O decreto também institui o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), composto por representantes do governo, sociedade civil, instituições científicas e entidades empresariais, que se reunirão trimestralmente.

O Comitê terá competências como propor atualizações para a PNCiber, a Estratégia Nacional de Cibersegurança e o Plano Nacional de Cibersegurança, além de sugerir estratégias de cooperação técnica internacional em segurança cibernética.

A Secretaria Executiva do CNCiber será exercida pelo GSI/PR. Este marco representa um passo significativo na proteção dos ativos digitais e da infraestrutura crítica do país diante dos desafios crescentes no cenário cibernético global.

(Com informações da Agência Gov)

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.