Home Economia e Política Lula comemora inflação controlada e desemprego baixo

Lula comemora inflação controlada e desemprego baixo

O centro da meta para a inflação, medida pelo IPCA, este ano é de 3,0%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos

por Reuters
3 min leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou nesta quinta-feira indicadores econômicos atingidos por seu governo, afirmando que a inflação está sob controle, a massa salarial está aumentando e o desemprego está no menor patamar em dez anos.

“Graças a Deus a inflação está controlada, a massa salarial esta crescendo, o salário mínimo já aumentou duas vezes, o desemprego é o menor desde 2014, e nós vamos gerar mais emprego”, disse Lula em discurso durante cerimônia em Campinas (SP).

Dados divulgados pelos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim de junho mostraram que a taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,1% nos três meses encerrados em maio, com o menor número de pessoas que buscavam uma ocupação desde 2015 e novo aumento da renda.

A inflação, por sua vez, atingiu no acumulado em 12 meses até maio 3,93%.

O centro da meta para a inflação, medida pelo IPCA, este ano é de 3,0%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Lula vinha usando o argumento da inflação controlada para criticar o Banco Central, em especial o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, pelo atual patamar da taxa Selic 10,50% ao ano, mas no discurso em Campinas o presidente não fez menção ao tema.

Os juros futuros recuaram nesta quinta-feira pelo segundo dia seguido refletindo uma mudança de tom no discurso do governo desde a véspera, quando Lula se absteve de criticar o Banco Central, como vinha fazendo quase que diariamente, e passou a defender o equilíbrio fiscal.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.