Home Economia e Política Lula: democracia mexicana está garantida com vitória de Sheinbaum

Lula: democracia mexicana está garantida com vitória de Sheinbaum

A presidente eleita, de 61 anos, obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos, de acordo com a contagem rápida de amostras do instituto eleitoral INE

por Reuters
0 comentário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira estar feliz com a eleição da candidata governista Claudia Sheinbaum à Presidência do México, em pleito realizado no domingo, e afirmou que, com o resultado, a democracia mexicana está garantida.

“Estou muito feliz com a vitória dela, porque ela representa meu grande companheiro (o atual presidente mexicano Andrés Manuel) López Obrador, que fez um governo extraordinário. Portanto, acho que o México está garantido democraticamente ao longo do mandato dela”, disse Lula a jornalistas em Brasília, acrescentando que pode telefonar ainda nesta segunda para parabenizar Sheinbaum.

“Eu pretendo viajar ao México neste ano, pretendo fazer uma visita de agradecimento ao López Obrador pelo carinho que ele teve comigo quando eu não era presidente ainda e também pela possibilidade que o Brasil quer ter de aumentar muito o comércio com o México”, acrescentou Lula.

Sheinbaum, cientista climática que participou de projeto que venceu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, será a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do México, após obter uma vitória eleitoral esmagadora e prometer dar continuidade ao trabalho de seu mentor e líder López Obrador.

A presidente eleita, de 61 anos, obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos, de acordo com a contagem rápida de amostras do instituto eleitoral INE divulgada na noite de domingo, o maior apoio obtido por um candidato em uma eleição presidencial mexicana desde o fim do regime de partido único em 2000

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.