Viver de Renda
Home Economia e Política Lula diz que comunicou à UE desejo de fechar acordo comercial com Mercosul neste ano

Lula diz que comunicou à UE desejo de fechar acordo comercial com Mercosul neste ano

Durante live em suas redes sociais, Lula ainda afirmou que Von der Leyen combinou de apresentar a resposta do bloco em uma reunião na COP28

por Reuters
0 comentário
Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que disse para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em telefonema na segunda-feira, que deseja fechar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia durante a presidência brasileira no bloco sul-americano.

Durante live em suas redes sociais, Lula ainda afirmou que Von der Leyen combinou de apresentar a resposta do bloco em uma reunião na COP28, que ocorrerá em Dubai entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

“Ontem (segunda) eu liguei para a Ursula von der Leyen, que é a presidente da Comissão Europeia, para dizer para ela que eu estou querendo negociar o Mercosul ainda na minha presidência e gostaria que a gente conseguisse fazer o acordo”, disse Lula em sua live.

Viver de Renda

“Passei todos os pontos nervosos para ela, ela ficou de me dar uma resposta. Eu coloquei o (ministro das Relações Exteriores) Mauro Vieira para conversar com o chefe de gabinete dela para ver quais são os pontos mais problemáticos e ela ficou de tentar, quem sabe, lá na COP28 fazer uma reunião comigo e apresentar a resposta definitiva deles sobre a nossa demanda”, acrescentou.

As perspectivas para a conclusão do acordo comercial ganharam um novo capítulo com a eleição do ultraliberal Javier Milei, um crítico ferrenho do Mercosul, como presidente da Argentina, no domingo.

No entanto, segundo disseram à Reuters uma fonte do governo brasileiro, diplomatas e especialistas em comércio internacional, a eleição de Milei não deve prejudicar o acordo e pode, na verdade, acelerar a conclusão das negociações antes de ele assumir o cargo, em 10 de dezembro.

Na segunda, após o telefonema entre Lula e Von der Leyen, o Palácio do Planalto disse em nota que, durante a conversa de cerca de 30 minutos, “os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias”.

O governo brasileiro, que ocupa a presidência do Mercosul até o dia 7 de dezembro, tem mantido negociações com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu. Lula conversou com Sánchez recentemente sobre o tema, acrescentou o Planalto.

O Brasil alimenta a expectativa de anunciar um acordo entre a União Europeia e o Mercosul ainda neste ano, apesar das complicações causadas pela nova lei de desmatamento europeia e de mudanças pedidas pelo governo brasileiro, especialmente em relação a compras governamentais.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.