Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Lula diz que conversou com Biden sobre iniciativa global para criação de empregos

Lula diz que conversou com Biden sobre iniciativa global para criação de empregos

O telefonema, que vinha sendo negociado há algumas semanas entre as equipes dos dois presidentes

por Reuters
3 min leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta quarta-feira com o presidente norte-americano, Joe Biden (Imagem: Sarah Silbiger/Pool via REUTERS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta quarta-feira com o presidente norte-americano, Joe Biden, sobre iniciativa global para criação de empregos que será lançada em setembro, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Finclass Vitalício Quadrado

O telefonema, que vinha sendo negociado há algumas semanas entre as equipes dos dois presidentes, aconteceu na hora do almoço desta quarta e durou cerca de 30 minutos, de acordo com o Palácio do Planalto.

Além da iniciativa sobre empregos, a conversa tratou também de mudanças climáticas e o resultado da Cúpula da Amazônia, realizada na semana passada, em Belém.

A iniciativa sobre trabalho vem sendo negociada pelos governos norte-americano e brasileiro há cerca de dois meses e deve ser apresentada em setembro, na ONU, por Lula e Biden.

A proposta veio do presidente dos EUA, que quer lançar uma iniciativa mundial pela criação de empregos e trabalho decente, com condições mínimas salariais e salubridade, um dos Objetivos do Milênio da agenda da ONU.

Lula também apresentou a Biden os resultados da Cúpula da Amazônia e, segundo a nota do governo brasileiro, Biden reconheceu as obrigações dos países desenvolvidos em ajudar os demais a lidar com as mudanças climáticas e a necessidade de apoio às nações mais pobres.

Finclass Vitalício Quadrado
Lula também apresentou a Biden os resultados da Cúpula da Amazônia e, segundo a nota do governo brasileiro (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)
Lula também apresentou a Biden os resultados da Cúpula da Amazônia e, segundo a nota do governo brasileiro (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Ainda segundo a nota, o líder norte-americano ressaltou o investimento de 500 milhões de dólares de seu governo no Fundo Amazônia e a necessidade de “parceria forte”, com o Brasil, dado o “protagonismo brasileiro nesses temas”.

De acordo com nota da Casa Branca sobre o telefonema, Biden apresentou a Lula a ideia de uma missão de “comércio verde”, que o seu governo prepara para o Brasil em setembro, em que seriam apresentados oportunidades de investimentos nas áreas de florestas, energia e uso da terras.

O presidente norte-americano reiterou ainda seus esforços para levantar 1 bilhão de dólares, através do US International Development Finance Corporation banco de desenvolvimento do governo dos EUA — para o programa brasileiro de recuperação de terras degradadas na Amazônia, uma das apostas do governo brasileiro para reduzir as emissões de carbono.

De acordo com a nota do governo brasileiro, Lula também mencionou o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e investimentos na área de transição energética, além de programas de reflorestamento.

Essa foi a primeira vez que os dois presidentes conversaram por telefone depois da posse do brasileiro. Logo depois de Lula ser eleito, em outubro do ano passado, o presidente norte-americano ligou para cumprimentá-lo.

Os dois tiveram um primeiro encontro em fevereiro deste ano, em uma visita de Lula a Washington. Um segundo encontro deve acontecer em setembro, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.