Topo Desktop MBA Buffett
Home EconomiaBrasil Lula irá gastar até ter certeza da reeleição, diz Wells Fargo

Lula irá gastar até ter certeza da reeleição, diz Wells Fargo

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da reunião Ministerial, na Residência oficial da Granja do Torto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manterá o Brasil em uma posição fiscal apertada até que melhore as suas condições para uma reeleição em 2026, aponta o banco Wells Fargo em um relatório divulgado nesta quarta-feira (22) sobre o cenário dos países emergentes.

O economista Brendan McKenna lembra que os mercados financeiros ficaram sob forte pressão no final do ano passado, quando o governo buscou cortes orçamentários decepcionantes e uma política fiscal ainda expansiva, apesar de uma economia superaquecida e déficits crescentes.

Faça parte da Imersão Omaha e conheça Warren Buffett com Thiago Nigro

“Nossas preocupações com a situação fiscal do Brasil não se dissiparam, e mantemos nossa visão de que o presidente Lula continuará a fazer cortes de gastos inadequados, ao mesmo tempo em que dará suporte fiscal para melhorar sua candidatura à reeleição em 2026”, explica.

Para ele, no contexto da estrutura de política fiscal, caso a visão do banco se materialize e a posição das finanças públicas do Brasil piore no futuro, a volatilidade nos mercados financeiros deve retornar e persistir por um horizonte de tempo estendido.

Posição entre os emergentes

O Wells Fargo analisou as posições de finanças públicas de 19 países em desenvolvimento e destacou que 8 não têm espaço para estímulo fiscal (Índia, Brasil, China, etc.). Enquanto isso, outros 8 países têm apenas espaço limitado para oferecer suporte fiscal (Argentina, Tailândia, Indonésia, etc.). Tematicamente, os países que não têm “nenhum espaço fiscal” ou “espaço fiscal limitado” pontuam mal na maioria das métricas de finanças públicas.

MBA Buffett Quadrado
Tabela Wells Fargo 841
(Fonte: Wells Fargo)

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.