Home Economia e Política Lula pede atuação do Brics para evitar escalada de conflito no Oriente Médio

Lula pede atuação do Brics para evitar escalada de conflito no Oriente Médio

Lula também voltou a cobrar mudanças no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), citando a demora da entidade em aprovar uma resolução sobre tréguas humanitárias em Gaza

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Adriano Machado)

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira uma ação conjunta do Brics para evitar que o conflito entre Israel e o Hamas em Gaza se espalhe pelo Oriente Médio, citando a possibilidade de ação do grupo agora ampliado com a presença de quatro países da região.

“Devemos atuar para evitar que a guerra se alastre para os países vizinhos. É valiosa e imprescindível a contribuição do Brics, em sua nova configuração, junto a todos os atores em favor da autocontenção e da des-escalada”, afirmou o presidente durante cúpula virtual extraordinária do bloco chamada pela África do Sul para discutir a situação em Gaza.

Na última reunião do Brics, em setembro, foi aprovada a entrada de seis novos membros, sendo quatro deles do Oriente Médio: Egito, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Lula também voltou a cobrar mudanças no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), citando a demora da entidade em aprovar uma resolução sobre tréguas humanitárias em Gaza, o que só ocorreu na semana passada.

“A paralisia do Conselho é mais uma demonstração da urgência da sua reforma”, afirmou, chamando a situação em Gaza de “tragédia humanitária.”

Lula ainda voltou a dizer que a solução para a região passa pela criação de um Estado palestino, e chamou a atenção para a situação na Cisjordânia, criticando os assentamentos judaicos na região.

“Não podemos esquecer que a guerra atual também decorre de décadas de frustração e injustiça, representada pela ausência de um lar seguro para o povo palestino. É fundamental acompanhar com atenção a situação na Cisjordânia, onde os assentamentos ilegais israelenses continuam a ameaçar a viabilidade de um Estado palestino”, disse.

Também em discursos na cúpula, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o Brics pode participar de uma solução política para a crise entre israelenses e palestinos, enquanto o líder chinês, Xi Jinping, afirmou que .

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.