Home Mercados Mahle Metal Leve desaba após contratar bancos para potencial oferta de ações

Mahle Metal Leve desaba após contratar bancos para potencial oferta de ações

De acordo com analistas do Bradesco BBI, a Mahle Metal Leve surpreendeu o mercado com o anúncio, em vez de uma oferta de aquisição para deslistar a empresa

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Pixabay)

As ações da Mahle Metal Leve (LEVE3) desabaram quase 16% nesta segunda-feira, após a fabricante de autopeças divulgar no fim de semana que contratou Citi e Itaú BBA para uma potencial oferta de ações primária que pode envolver também venda secundária de papéis.

De acordo com analistas do Bradesco BBI, a Mahle Metal Leve surpreendeu o mercado com o anúncio, em vez de uma oferta de aquisição para deslistar a empresa, uma unidade da alemã Mahle.

Eles acrescentaram que, no segundo trimestre, a Mahle Metal Leve reportou dívida líquida de 155 milhões de reais, resultando em baixa alavancagem financeira de 0,2 vez a métrica dívida líquida/Ebitda.

Os analistas também apontaram que, no acumulado do ano, a empresa já distribuiu 451 milhões de reais em dividendos.

A “oferta de ações sugere que os acionistas controladores estão vendendo direta oferta secundária e indiretamente oferta primária a subsidiária 100% focada na produção de componentes para motor de combustão interna (ICE)”, escreveram Victor Mizusaki e Andre Ferreira em nota a clientes.

Na visão da equipe do Bradesco BBI, que tem recomendação “undeperform” para os papéis e preço-alvo de 21 reais, a Mahle Metal Leve não deve utilizar os recursos para diversificar sua tecnologia no país, uma vez que a unidade Mahle Behr no Brasil é de propriedade integral da Mahle GmbH e tem esse objetivo.

“Como resultado, em nossa opinião, esta oferta subsequente seria principalmente secundária, atingindo um volume de 1,1 bilhão de reais, permitindo à Mahle GmbH manter o controle atualmente tem uma participação de 70%”, afirmaram eles, esperando um “overhang” relevante nas ações.

Por volta de 15:50, os papéis registravam queda de 14,21%, a 40,15 reais, após terem sido negociados a 39,33 reais no pior momento, respondendo com folga pelo pior desempenho do índice Small Caps, que subia 0,53%.

A Mahle Metal Leve não deu detalhes sobre potencial cronograma, tamanho da oferta ou destino dos recursos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.