Home Meio Ambiente Mais de 60 países apoiam acordo para triplicar uso de energia renovável nesta década

Mais de 60 países apoiam acordo para triplicar uso de energia renovável nesta década

A UE, os EUA e os Emirados Árabes têm reunido apoio para a promessa antes das negociações climáticas anuais da COP28

por Reuters
0 comentário
Energia Solar

Mais de 60 países disseram que apoiam um acordo liderado por União Europeia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos para triplicar o uso de energia renovável nesta década e abandonar o carvão, disseram duas autoridades familiarizadas com o assunto à Reuters na quinta-feira.

A UE, os EUA e os Emirados Árabes têm reunido apoio para a promessa antes das negociações climáticas anuais da COP28, a serem realizadas de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, e pedirão sua inclusão no resultado final de uma reunião de líderes mundiais em 2 de dezembro, disseram as autoridades.

Algumas das principais economias emergentes, como Nigéria, África do Sul e Vietnã, países desenvolvidos, como Austrália, Japão e Canadá, e outros, como Peru, Chile, Zâmbia e Barbados, disseram que vão aderir ao compromisso, afirmaram as autoridades à Reuters.

Um esboço do compromisso, visto pela Reuters, também comprometeria aqueles que o assinassem a dobrar a taxa anual de melhoria da eficiência energética do mundo para 4% ao ano até 2030.

O rascunho diz que o maior uso de energias renováveis deve ser acompanhado pela “redução gradual da energia ininterrupta do carvão”, incluindo o fim do financiamento de novas usinas elétricas movidas a carvão.

Uma das autoridades disse à Reuters que as negociações com a China e a Índia para aderir ao compromisso estão “bastante avançadas”, embora nenhuma delas tenha concordado em aderir ainda.

Os cientistas afirmam que ambas as ações – expandir rapidamente a energia limpa e reduzir a queima de combustíveis fósseis emissores de CO2 no setor de energia – são vitais para que o mundo evite mudanças climáticas mais severas.

As autoridades disseram que uma demonstração antecipada de apoio à triplicação da energia renovável e ao abandono do carvão criará um impulso e definirá um tom positivo antes dos dias de negociações tensas que são esperados na conferência climática.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.