Finclass
Home PolíticaBrasil Marçal e Nunes são de direita e Tabata e Boulos de esquerda?

Marçal e Nunes são de direita e Tabata e Boulos de esquerda?

Em entrevistas e nas trajetórias políticas, os prefeituráveis já deixaram claro quais são as correntes ideológicas deles

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Quais candidatos à prefeitura de São Paulo são de direita e de esquerda?

No último debate antes do primeiro turno das eleições de São Paulo, realizado pela TV Globo nesta quinta-feira, 3, os cinco candidatos à Prefeitura presentes questionaram os posicionamentos políticos de cada um. Em entrevistas ao Estadão e nas trajetórias políticas, os prefeituráveis já deixaram claro quais são as correntes ideológicas deles: esquerda ou direita?

Finclass

Nunes: centro-direita

Na participação do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), no Joga no Google, um quadro do Estadão em parceria com o Google, que traz as perguntas mais feitas pelos cidadãos sobre os candidatos, ele afirmou ser um político de centro-direita.

Tabata progressista

Também em participação no Joga no Google, a candidata Tabata Amaral (PSB) disse ser progressista, mas dispensou uma identificação com a esquerda ou com a direita. Com um posicionamento mais voltado ao centro, Tabata defendeu ao longo da campanha a necessidade de absorver projetos oriundos dos dois lados políticos.

“Eu sou progressista, mas não gosto muito desses rótulos, porque acho que eles vêm empobrecendo o debate público. Eu sou uma grande defensora da escola pública de qualidade. (…) Para fazer isso, a gente tem que ter responsabilidade fiscal. A gente tem que ter uma visão econômica de centro forte e também prezar pelo combate à corrupção”, afirmou a deputada.

Boulos de esquerda

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, é de esquerda e tem um histórico de participação em movimentos sociais. Ele é uma das lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e é o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Marçal: conservador de direita

O candidato do PRTB, Pablo Marçal, se identifica como um conservador de direita e tenta conquistar votos do grupo nas eleições deste ano. Essa fatia do eleitorado é disputada por Nunes e pela candidata do Novo, Marina Helena, uma liberal de direita – ela não participou do debate da Globo.

Finclass

Datena: 11 partidos

José Luiz Datena (PSDB) já esteve filiado a 11 partidos, que vão do PT, de Lula, ao PSL, antiga sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na participação dele no Joga no Google, Datena disse que não se identifica como de direita, esquerda ou centro. O tucano afirmou que adota a “ideologia do povo”.

Eleitores de Bolsonaro e Tarcísio

A três dias das eleições para a Prefeitura de São Paulo, o novo levantamento do instituto Datafolha mostrou que Ricardo Nunes (MDB) ainda não conseguiu se firmar como o candidato apoiado oficialmente por Jair Bolsonaro (PL) nesta disputa. Entre os eleitores que votaram no ex-presidente no último pleito, 32% declararam intenção de votar no atual prefeito. Por outro lado, Pablo Marçal (PRTB) soma 51% das intenções dos bolsonaristas.

A margem de erro dessa pesquisa é de dois pontos porcentuais.

Há uma semana, o ex-coach tinha 43% ante 39% do emedebista entre esse público. A diferença a favor de Marçal, que antes era de quatro pontos porcentuais, agora é de 19 pontos.

O influenciador também se firmou na liderança entre os eleitores de Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 46% das intenções de voto entre os entrevistados que votaram no atual governador de São Paulo nas últimas eleições.

Nunes ostensivamente apoiado por Tarcísio-tem uma fatia de 35% nessa segmentação. No levantamento anterior, ambos estavam numericamente empatados, com 40% cada.

Já entre os que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, 50% declararam voto em Guilherme Boulos (PSOL). Na semana anterior, o índice era de 49%. Segundo o Datafolha, Nunes tem 19% desse público, e Tabata Amaral (PSB) tem 14%.

O instituto realizou 1.806 entrevistas presenciais na capital paulista, com eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 1º e 3 de outubro.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-09329/2024.

(Com Estadão Conteúdo)

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.