Mariana Prates

Olá! Eu sou Mariana Lima Prates, tenho 26 anos, sou economista pela PUC-SP e pós-graduada em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas. Comecei a me interessar por finanças pessoais em 2004, quando comecei a guardar o dinheiro que ganhava no estágio.

A minha intenção era guardar dinheiro para comprar um carro. Dois anos se passaram e eu troquei o sonho do carro pelo da casa própria. Li “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, do Gustavo Cerbasi, e percebi que pequenas ações no dia-a-dia podiam mudar e muito nossa condição financeira.

Meu primeiro estágio foi na diretoria da Baumer S/A, empresa familiar de produtos hospitalares, onde aprendi não apenas conceitos empresariais, mas a ter disciplina e, principalmente, organização. Em seguida, entrei na área de produtos Pessoa Física do Banco Santander, onde permaneci por 3 anos. Passei pelas áreas de CDB, poupança, tarifas até chegar em empréstimo consignado. Em 2008 entrei na CréditoFeito, uma joint venture do Unibanco e Banco Cruzeiro do Sul, onde fui responsável pelos preços de consignado para órgãos públicos. Em 2009, parti para novos desafios e assumi a área de Marketing da Novatec Editora.

Nestes últimos anos, aprendi que podemos realizar tudo o que queremos, basta planejar. Estratégia aliada à disciplina é a forma mais rápida de atingir nossos objetivos. Podem surgir diversos entraves, mas com paciência tudo é possível.

Sou defensora da entrada em massa das mulheres no mercado financeiro. Temos um grande potencial pouco explorado. Estou aqui para mostrar para as mulheres que podemos manter a rotina e ainda atingir o 1º (e o segundo e terceiro) milhão. Podemos continuar indo ao cabeleireiro e ainda assim conquistar nossa independência financeira.

Comecei a escrever para o Dinheirama quando sugeri que este tema fizesse parte do site. A partir de agora publicarei artigos quinzenalmente na seção Mulher. Espero que possamos conversar bastante e que cada vez mais mulheres passem a acessar o blog. Clique aqui para visualizar e ler todos os meus artigos.