Home Economia e Política Marrocos não apresentou pedido formal para ingressar no Brics, diz mídia estatal

Marrocos não apresentou pedido formal para ingressar no Brics, diz mídia estatal

O Marrocos não participará da reunião do Brics na África do Sul, disse o MAP, acrescentando: "

por Reuters
3 min leitura

O Marrocos não fez um pedido formal para ingressar no grupo Brics e não participará de sua cúpula na África do Sul, informou a agência de notícias estatal MAP neste sábado.

Citando uma fonte diplomática não identificada, a MAP rebateu uma declaração do ministro das Relações Exteriores da África do Sul, Anil Sooklal, que disse que o Marrocos estava entre as nações que buscam ingressar no bloco.

“A África do Sul se permitiu falar sobre os laços do Marrocos com o Brics sem consulta prévia”, afirmou a agência.

O grupo das principais economias emergentes é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, mas sua expansão potencial será discutida na cúpula, e a África do Sul disse que mais de 40 países manifestaram interesse em ingressar.

O apoio diplomático da África do Sul à frente Polisario, apoiada pela Argélia, que busca estabelecer um Estado independente no Saara Ocidental, um território que o Marrocos considera como seu, estremeceu as relações entre os dois países.

O Marrocos não participará da reunião do Brics na África do Sul, disse o MAP, acrescentando: “A África do Sul sempre demonstrou, de fato, uma hostilidade primária em relação ao Marrocos e assumiu sistematicamente posições negativas e dogmáticas sobre a questão do Saara marroquino”.

O Marrocos defende um multilateralismo não divisivo e tem bons laços com o restante dos países membros do Brics, acrescentou.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.