Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Esportes Massa diz que prazo dado à FIA e à F1 para resposta sobre Mundial de 2008 é o último

Massa diz que prazo dado à FIA e à F1 para resposta sobre Mundial de 2008 é o último

"A gente está esperando essa resposta para tomar a decisão se realmente o caso vai ter que ser decidido na corte", disse Massa, de 42 anos

por Reuters
Felipe Massa

A Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não terão mais prazo para responder à ameaça de ação judicial sobre o Campeonato Mundial de 2008, disse o brasileiro Felipe Massa à Reuters na quinta-feira.

Flávio Augusto Quadrado 2

Em uma entrevista antes do Grande Prêmio de São Paulo deste fim de semana, o ex-piloto da Ferrari disse que aguarda receber uma posição de ambas as partes até 15 de novembro e espera ter “a resposta que a gente que é o correto, que é o reconhecimento do título de 2008”.

Massa alega que uma “conspiração” lhe negou o título de 2008.

Foi estabelecido um prazo até meados de outubro para a resposta a uma carta de reclamação de 15 de agosto, mas a FIA e a F1 solicitaram uma prorrogação até 15 de novembro para concluir uma investigação interna, de acordo com os advogados de Massa.

Essa foi a segunda prorrogação concedida por sua equipe jurídica.

“A gente está esperando essa resposta para tomar a decisão se realmente o caso vai ter que ser decidido na corte”, disse Massa, de 42 anos.

Flávio Augusto Quadrado 2

“Logicamente não tem mais pedidos daqui para frente. Daqui para frente não existe mais ‘ah, me dá mais um mês’, ou o que seja. Aí chega ao limite e uma decisão tem que ser tomada.”

O britânico Lewis Hamilton ganhou o título de 2008, seu primeiro de sete, por um único ponto em um ano que se tornou notório depois que o piloto da Renault, Nelson Piquet Jr., revelou em 2009 que havia sido instruído a bater deliberadamente no Grande Prêmio de Cingapura.

Massa, que deixou a F1 em 2017, liderava em Cingapura quando o também brasileiro Piquet Jr. bateu no muro na 14ª volta da corrida de 61 voltas, provocando um período de safety car.

Acobertamento

Massa agora diz que a corrida deveria ter sido cancelada porque os dirigentes do esporte supostamente sabiam antes do final da temporada o que havia acontecido, mas encobriram o fato.

Duas das principais figuras daquela época, o ex-diretor de corridas da FIA, Charlie Whiting, e o então presidente da FIA, Max Mosley, morreram. O ex-superintendente da F1, Bernie Ecclestone, tem 93 anos.

Massa disse que o fato de a FIA e a Fórmula 1 terem solicitado várias prorrogações de prazo significava que estavam levando suas ações a sério.

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, que assumiu o cargo no final de 2021, disse à Reuters no mês passado que Massa havia entrado em contato e estava deixando o assunto com a equipe jurídica da FIA.

“Respondi a ele dizendo: ‘Depende de você, faça o que achar que é certo para você, mas a FIA terá que se proteger'”, disse Sulayem.

Massa confirmou que enviou uma mensagem, mas disse que nunca recebeu resposta de Ben Sulayem.

“Eu acredito que a FIA deva proteger o esporte, e não se proteger. Na minha opinião é proteger o esporte. O que eu acredito que seja o correto é pensar na proteção do esporte, que é o que não aconteceu há 15 anos atrás”, acrescentou.

Massa disse ainda esperar que a Ferrari o apoie.

“Eu conheço muita gente lá dentro (da Ferrari) — todos os mecânicos, todos os engenheiros, todos os fãs da Ferrari estão do meu lado. Não tem motivo nenhum de a Ferrari não estar do meu lado. Neste momento ainda não aconteceu esse apoio, mas eu realmente acredito e espero que eu tenha esse apoio.”

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.