O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e outras agências federais estão investigando um surto de E.coli ligado aos sanduíches de carne “quarteirão com queijo” do McDonald’s (MCD; MCDC34). Há 49 casos registrados e 10 hospitalizações até o momento, conforme o CDC.
Segundo o comunicado da agência, o surto está em rápido crescimento em 10 estados, com pelo menos uma morte.
O CDC relatou que todos os entrevistados disseram que comeram no McDonald’s antes de sua doença começar e, mais especificamente, mencionaram comer um “Quarter Pounder”.
3 passos práticos para ganhar dinheiro trabalhando com investimentos: clique aqui
O primeiro caso relatado aconteceu em 29 de setembro, com a doença mais recentemente informado em 11 de outubro. O CDC disse que geralmente leva de 3 a 4 semanas para determinar se uma pessoa doente faz parte de um surto.
O ingrediente específico não foi identificado, mas os investigadores estão focados em dois ingredientes em particular, no entanto: cebolas frescas e fatiadas e os hambúrgueres de carne bovina frescos.
McDonald’s
O McDonald’s removeu proativamente as cebolas e os hambúrgueres usados nos hambúrgueres “Quarter Pounder” das lojas nos estados afetados enquanto a investigação continua. Por causa disso, os Quarter Pounders podem não estar disponíveis em alguns estados.
Segundo a empresa, as descobertas iniciais da investigação indicam que um subconjunto de doenças pode estar ligado às cebolas em fatias usadas no Quarter Pounder e adquiridas por um único fornecedor que atende a três centros de distribuição.
“Estamos trabalhando em estreita parceria com nossos fornecedores para repor o estoque do Quarter Pounder nas próximas semanas (o tempo variará de acordo com o mercado local). Enquanto isso, todos os outros itens do menu, incluindo outros produtos de carne bovina (incluindo o Cheeseburger, Hamburger, Big Mac, McDouble e o Double Cheeseburger) não serão afetados e estarão disponíveis”, informou o Mc em um comunicado.
Joe Erlinger, presidente da cadeia de restaurantes, divulgou um vídeo sobre o assunto:
Qualquer pessoa que tenha comido um Quarter Pounder do McDonald’s nos EUA e tenha apresentado sintomas de E. coli deve entrar em contato com seu médico.
O que é a E.coli?
A Escherichia coli (E.coli) é uma bactéria encontrada no intestino de humanos e animais. Embora a maioria das cepas seja inofensiva, algumas podem causar doenças graves, como intoxicação alimentar, infecções urinárias e até doenças renais.
A cepa O157é particularmente perigosa, podendo provocar cólicas abdominais intensas e diarreia com sangue. A transmissão ocorre via ingestão de alimentos ou água contaminados. O CDC dos EUA recomenda higiene adequada para prevenção.
(Com Estadão Conteúdo)