Home Carreira Medida Provisória reajusta remuneração na ANM a partir de janeiro de 2024

Medida Provisória reajusta remuneração na ANM a partir de janeiro de 2024

O ministro Alexandre Silveira, à frente da pasta desde janeiro do ano corrente, destacou a importância desse ajuste salarial, afirmando que a medida visa desburocratizar e fortalecer o setor mineral

por Redação Dinheirama
0 comentário

Neste sábado (30/12), o Diário Oficial da União publicou a Medida Provisória Nº 1.203, que promove alterações significativas na remuneração das Carreiras e do Plano Especial de Cargos da Agência Nacional de Mineração (ANM).

A mudança, que entra em vigor no primeiro dia de janeiro de 2024, representa uma vitória do Ministério de Minas e Energia.

O ministro Alexandre Silveira, à frente da pasta desde janeiro do ano corrente, destacou a importância desse ajuste salarial, afirmando que a medida visa desburocratizar e fortalecer o setor mineral, tornando-o mais social, sustentável e seguro.

A discrepância salarial, que atingia até 40%, será gradualmente corrigida ao longo dos próximos anos. O acordo para a reestruturação remuneratória foi firmado em novembro, após negociações com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A primeira parcela, correspondente a 40%, será implementada já em janeiro de 2024. As demais etapas, de 30% cada, estão previstas para janeiro de 2025 e 2026, respectivamente.

Alexandre Silveira enfatizou o compromisso do ministério em continuar promovendo ações para impulsionar o setor mineral, contribuindo para a economia nacional, a geração de empregos e a inclusão social dos brasileiros.

Ele destacou a importância da ANM como agência reguladora forte, dotada de leis precisas e atenta às necessidades de todos os envolvidos.

Outras medidas

Além do reajuste salarial, a reestruturação da ANM contemplou outras medidas. Em fevereiro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou a nomeação de 40 aprovados em concurso realizado em 2022.

Esses novos servidores foram direcionados para a fiscalização de barragens, visando aumentar a segurança nesse aspecto, e distribuídos em cidades estratégicas como Belo Horizonte, Brasília, Belém, Cuiabá, São Paulo e Salvador.

(Com informações da Agência Gov)

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.