33dias Topo
Home Comprar ou Vender Mercado exige “mais novidades” do Itaú para ação continuar em alta

Mercado exige “mais novidades” do Itaú para ação continuar em alta

Analista "não observa nenhum dado que possa fazer as já bem precificadas ações apresentarem um movimento de alta mais forte"

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Itaú Unibanco

Itaú Unibanco (ITUB4) teve lucro líquido recorrente de 9,4 bilhões de reais no quarto trimestre do ano passado, conforme resultado divulgado nesta segunda-feira, o que deve ser bem recebido pelo mercado hoje.

Analistas, em média, esperavam lucro recorrente de 9,38 bilhões de reais, conforme dados da LSEG.

“O Itaú reportou novamente um sólido resultado, consagrando o bom ano de 2023, porém, as linhas vieram
majoritariamente dentro do esperado por nós”, explica Pedro Serra, analista da Ativa Investimentos.

O lucro líquido do banco foi de 9,17 bilhões de reais no período, enquanto a carteira de crédito expandida do banco atingiu 1,18 trilhão de reais no trimestre encerrado em dezembro.

Inadimplência

“Do lado positivo, destaca-se a inadimplência já iniciando uma trajetória de queda e possibilitando um menor provisionamento em 2024. Por outro lado, o banco parece se mostrar com pouco apetite ao risco, onde o guidance de crescimento da margem financeira veio abaixo das nossas projeções”, pontua.

O índice de inadimplência acima de 90 dias (NPL 90) recuou 0,2 pontos percentuais na passagem trimestral, alcançando 2,8%. O resultado foi melhor do que as estimativas e foi apoiado por uma forte redução do índice de atraso das pessoas físicas (-0,5 p.p.), sendo que as demais linhas apresentaram uma estabilidade.

Reação exigente

“Por fim, como ansiosamente esperado pelo mercado, o Itaú anunciou a distribuição do seu excedente de capital, o que deve ser bem recebido pelos investidores”, diz Serra.

O banco, devido ao excedente de capital no seu índice de Basileia, irá distribuir a seus acionistas cerca de R$11 bilhões em dividendos, o equivalente a 1,12 por ação (3,4% de dividend yield), levando o payout de 2023 para 60,3%. Além disso, o Itaú também divulgou um novo programa de recompra de ações que autoriza a aquisição de até R$ 2,5 bi em ações.

Para ele, contudo, fora a divulgação dos dividendos extraordinários, “não observamos nenhum dado que possa fazer as já bem precificadas ações apresentarem um movimento de alta mais forte”.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.