Home Economia e Política Mercado indica perspectiva de afrouxamento monetário menor este ano, mostra Focus

Mercado indica perspectiva de afrouxamento monetário menor este ano, mostra Focus

O Focus, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou ainda que a expectativa para a alta do IPCA caiu 0,05

por Reuters
0 comentário

Analistas consultados pelo Banco Central indicaram uma perspectiva de menor afrouxamento monetário neste ano na pesquisa Focus divulgada nesta terça-feira, vendo ao mesmo tempo menos menos inflação e mais crescimento em 2024.

A mediana das projeções aponta para a taxa básica de juros a 9,13% no final deste ano, primeiro aumento depois de 15 semanas apontando a Selic a 9,0%. Para 2025 a taxa segue sendo calculada em 8,50%.

A mudança vem na esteira de alertas do BC sobre o cenário de aumentos de preços, apontando maior preocupação com uma possível pressão de salários sobre e citando maior incerteza sobre a dinâmica de queda da inflação doméstica.

O BC decidiu no mês passado fazer nova redução de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, a 10,75% ao ano, mas encurtou sua indicação sobre cortes futuros ao citar uma ampliação de incertezas, afirmando que sua diretoria antevê corte na mesma intensidade apenas na próxima reunião, em maio.

O Focus, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou ainda que a expectativa para a alta do IPCA caiu 0,05 ponto percentual para este ano, a 3,71%.

Mas a conta para o ano que vem aumentou em 0,03 ponto, a 3,56%. Para os dois anos seguintes a alta do IPCA segue sendo calculada em 3,50%.

O centro da meta oficial para a inflação em 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento em 2024 subiu a 1,95%, de 1,90% na semana anterior, permanecendo em 2,0% para 2025.

Veja o documento abaixo:

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.