Home Comprar ou Vender Mercado nos EUA está em “alarme” com situação fiscal

Mercado nos EUA está em “alarme” com situação fiscal

Taxas dos Treasuries de 10 anos aumentaram mais 75 p.b. do que o que pode ser justificado pela mudança nas expectativas do Federal Reserve

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Mercados Medo Queda, Treasuries Fiscal

O prêmio para os Treasuries de 10 anos aumentou 75 pontos-base (p.b.) nos últimos três meses e revela um forte crescimento dos temores com o cenário fiscal dos EUA (veja gráfico abaixo).

Em outras palavras, as taxas de 10 anos aumentaram mais 75 p.b. do que o que pode ser justificado pela mudança nas expectativas do Federal Reserve, o que provavelmente é um reflexo dos medos crescentes nos mercados sobre a sustentabilidade fiscal.

<<< ASSISTA A UM CURSO GRATUITO DE FLÁVIO AUGUSTO >>>

“Combinado com o declínio significativo no uso do Reverse Repo Facility (RRP) do Fed e o aumento dramático na emissão de T-bill em 2024 (que precisa ser rolado para uma duração mais longa), os riscos estão aumentando de que os mercados de taxas sejam mais voláteis em 2025”, afirma Torsten Sløk, economista-chefe da gestora Apollo.

Treasuries
(Fonte: The NY Fed measure for the term premium is based on a five-factor, no-arbitrage term structure model. Source: New York Fed, Bloomberg, Apollo Chief Economist)

O Reverse Repo Facility (RRP) é uma ferramenta de política monetária usada pelo Fed para controlar a taxa de juros a curto prazo e gerenciar a liquidez no sistema financeiro.

No RRP, o Fed vende títulos do governo aos bancos e outras instituições financeiras com um acordo de recompra no dia seguinte. Isso permite que o Fed absorva o excesso de reservas do sistema bancário, reduzindo a quantidade de dinheiro disponível e ajudando a manter as taxas de juros dentro da meta desejada.

O RRP é particularmente útil em períodos de excesso de liquidez, como após grandes programas de estímulo econômico.

Limite da dívida

A secretária do Tesouro dos Estados UnidosJanet Yellen, disse no último dia 27, que a instituição precisará começar a tomar “medidas extraordinárias” ou manobras contábeis especiais destinadas a evitar que o país atinja o teto da dívida já em 14 de janeiro, em carta enviada aos líderes do Congresso.

<<< Quer começar a estudar finanças com o pé direito? Clique aqui >>>

“O Tesouro espera atingir o teto legal da dívida entre 14 e 23 de janeiro”, escreveu Yellen. A partir daí, medidas extraordinárias seriam usadas para evitar que o governo violasse o teto da dívida, suspenso até 1º de janeiro de 2025.

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA (Imagem: Divulgação/ Tesouro dos EUA)

“Peço respeitosamente ao Congresso que aja para proteger a plena fé e o crédito dos Estados Unidos”, disse.

O comunicado veio depois que o presidente Joe Biden assinou um projeto de lei na semana passada que evitou a paralisação do governo, mas não incluiu a principal demanda do presidente eleito, Donald Trump, para aumentar ou suspender o limite de dívida do país.

O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso somente após um acirrado debate interno entre os republicanos sobre como lidar com a demanda de Trump.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.